MYCOBACT RIAS 1 Trabalho de Marcellus

2113 palavras 9 páginas
MYCOBACTÉRIAS:

O gênero Mycobacterium contém grande número de espécies, microrganismos saprófitas que não causam tuberculose micobacteriana e microrganismos parasitas, incluindo os dois principais patógenos humanos, Mycobacterium tuberculosise Mycobacterium leprae.
As micobactérias são bacilos finos, diferentes das demais bactérias em uma série de propriedades, muitas das quais estão relacionadas com a quantidade e tipos de lipídeos complexos que estes germes contêm na parede celular. São germes aeróbios estritos. Várias evidências sugerem que a predileção do Mycobacterium tuberculosispelos pulmões está relacionada com a tensão de CO2 neste órgão.
As células bacterianas são de crescimento lento, imóveis, não esporuladas. A lentidão do crescimento parece também estar relacionada à absorção mais demorada de nutrientes, provavelmente devido a grande quantidade de lipídeos da parede. Além do interesse diagnóstico, o crescimento lento está relacionado com o quadro clínico da tuberculose.
A temperatura ótima de crescimento das micobactérias é variável. As que crescem melhor em temperatura inferior a 37º C, como Mycobacterium marium e M. ulcerans, geralmente causam somente uma infecção cutânea, uma vez que a temperatura da pele é mais baixa que a das regiões mais profundas do organismo. Presume-se também que a localização preferencial da lepra nas extremidades do corpo (dedos, nariz, lóbulos da orelha) esteja relacionada por sua preferência a temperaturas baixas. As micobactérias são ácido-alcoóis resistentes (BAAR), o que significa que durante os procedimentos de coloração pela fucsina, não se deixam descorar por uma mistura de álcool e ácido clorídrico. Esta propriedade parece decorrer da firme fixação da fucsina a certos lipídeos da parede. O método para se verificar se uma bactéria é BAAR, é o de Ziehl-Neelsen.
Este método consiste em se tratar o esfregaço por fucsina e, em seguida por uma mistura de álcool (97%) e ácido clorídrico (3%). Depois de lavado com água, o

Relacionados