mxkmks

1041 palavras 5 páginas
Pergunte aos alunos o que eles acham dessas variações linguísticas?
Conseguem perceber que tem de onde vem tal influência?
Você conhece alguém que traz um sotaque diferente do teu? De onde ele é?

Uma pesquisa realizada recentemente pelo jornal Gazeta do Povo mostrou alguns exemplos de sotaques dentro do Paraná. Em seguida, mostre uma notícia sobre a atriz Graziela Massafera. grazi Acesse o link: http://sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/noticia_grazi.pdf
Peça que os grupos respondam as questões abaixo, registrando no caderno para em seguida, apresentarem ao restante da turma:
Com base na reportagem acima, vocês concordam com a opinião da professora Vanderci Aguilera? Por quê?
Qual sua opinião sobre Graziela ser obrigada a estudar para aprender o sotaque “global” para não ficar “restrita a papeis como o de Telminha”? Conhecem alguém que passou pela mesma situação?
Você considera tal atitude preconceituosa? Por quê? Caso considere, responda que tipo de preconceito é esse?
Já percebeu que na maior rede de televisão brasileira existe um padrão de fala? Qual é esse padrão?
Reforce com os alunos que hoje em dia ainda há um grande equívoco que já se transformou preconceito por parte de algumas pessoas que entendem que uma variante é melhor que as outras, desprestigiando pessoas com o sotaque ou variante diferente do seu, a presença do preconceito é muito comum na fala chamada caipira, ou de grupos nordestinos, isto são os chamados preconceitos linguísticos, nesse sentido, e ele deve ser combatido. As diferentes variantes de uma língua devem ser vista como algo rico culturalmente, e que faz parte da identidade de cada um. Seria muito interessante se existisse em sua sala de aula uma pessoa de outra etnia, ou de origem diferente da sua, seria uma excelente oportunidade para conhecer uma cultura diferente.

pesquisa
Professor, comente com os alunos que para entender mais sobre a variação linguística é necessário conhecer as variedades

Relacionados