Mvc - atividades resolvidades

444 palavras 2 páginas
de sAnálise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Linguagem de Programação para Internet Data: 08/04/2013
Padrão MVC e DAO

Prof. Dalvo Natal de Barros

1) O projeto da Camada de Interface com o Usuário (IU) considera dois tipos de funcionalidades: Visão e Controle de Interação. Como o padrão arquitetônico Modelo-Visão-Controlador (MVC) trata esses diferentes tipos de funcionalidades? Como se dá a interação entre as camadas de IU e de LN quando o padrão MVC é usado?
Ele trata de forma isoladamente, onde cada camada é vista independente uma da outra. Estas camadas devem se comunicar formando uma sinergia.

2) Durante o projeto da camada de persistência usando bancos de dados relacionais, uma importante questão a ser tratada é a definição de quais classes serão responsáveis por realizar a persistência dos objetos, interagindo com o banco de dados. Defina este padrão (Data Access Object–DAO) Objeto de Acesso a Dados. Que classes ficam responsáveis pela persistência dos dados em cada caso?
O Padrão DAO estabelece alguns critérios para que sejam criadas classes específicas para o acesso ao banco de dados. Este tipo e implementação permite a solução do problema de duplicidade de objetos na memória, e tem uma vantagem adicional: é fácil remover ou substituir o suporte ao banco de dados. As classes responsáveis por realizar a persistencia dos dados, conctar ao banco.
3) Defina brevemente o concêito de Padrão de Desenvolvimento.
Grande parte das tarefas que temos de executar em um sistema tradicional já foram exaustivamente implementadas ao longo dos últimos 50 anos, de maneira que, para diversas dessas tarefas, já foram definidas "melhores práticas". Isso significa que, para um grande número de casos, a melhor forma de implementar já é conhecida e documentada. Essas "melhores práticas" de implementação são conhecidas como padrões de desenvolvimento.
4) De acordo com os aspéctos estudados escreva sobre padrões de Projetos.
são

Relacionados