muuti polar

1219 palavras 5 páginas
O mundo bipolar e o mundo multipolar

O mundo bipolar foi a disputa entre os EUA capitalista e a ex-URSS socialista, que buscavam a hegemonia mundial. Durante o período bipolar os dois países investiram muitos dólares na construção de armas, principalmente, as atômicas visando mostrar para os demais países seu poder de destruição. Além dessa disputa armamentista que ficou conhecida como Guerra Fria, os dois também disputaram a chamada corrida espacial em que o principal objetivo era a conquista da Lua.
Na metade da década de 1980, a URSS começou a dar sinais de enfraquecimento e, em 1992 esse país deixou de existir. Chegava ao fim o socialismo soviético, o mundo bipolar e a Guerra Fria. Com isso o mundo passou a ser denominado de multipolar, ou seja, vários polos de poder. Essa nova divisão de poder está centrada principalmente, na disputa por novos mercados. Atualmente existem três polos ou centros de poder: EUA, Japão e Alemanha (Europa Ocidental).
Não esqueça de ler sobre os países considerados periferia da área central (Canadá) e os demais tipos de países.

Capitalismo

• O capitalismo se consolidou como sistema político - econômico durante a Revolução Industrial, que ocorreu principalmente na Inglaterra, França e Alemanha, durante os séculos 18 e 19. a partir de então, o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado por uma utilização cada vez maior de máquinas, que passaram a substituir o trabalho humano na fabricação de muitas mercadorias.

• Características do capitalismo
• Economia de mercado: a produção é dirigida ao comércio e seu preço é regulado basicamente pela lei da oferta e da procura. Assim, quando a oferta de um determinado produto for maior que a sua procura, o seu preço tende a baixar; e quando a procura por esse produto for maior que a sua oferta, o seu preço tende a aumenta.
• Exemplo: no período chuvoso, as verduras e legumes têm seus preços alterados para cima devido a menor oferta do produto em razão do clima.

• Existem

Relacionados