Mutualismo e parasitismo

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
Na biologia aprendemos sobre as relações harmônicas e as desarmônicas entre os seres vivos. Separei abaixo um exemplo de cada um dos tipos de associação que proporcionam benefício para aomenos uma das partes envolvidas para deixar claro o objetivo deste texto.
Mutualismo: O mutualismo é uma relação interespecífica em que os participantes se beneficiam e mantêm relação dedependência. Às vezes, essa relação é extremamente íntima, como acontece com os liquens. Estes representam uma associação de fungos e algas tão dependente funcionalmente e tão integradamorfologicamente que são considerados um outro tipo de organismo. Os liquens são classificados em espécies, muito embora cada espécie de líquen seja formada na realidade por duas espécies diferentes deorganismos: uma de algo e outra de fungo. É uma relação harmônica na qual ambos se beneficiam. É um tipo de associação mais duradoura. Divide-se em mutualismo obrigatório, onde é criada umarelação de dependência, e mutualismo facultativo ou protocooperação, onde as espécies permanecem independentes e podem trocar de parceiros.
Parasitismo: Parasitismo é uma relação desarmônica entreseres de espécies diferentes, em que um deles, denominado parasita, vive no corpo do outro, denominado hospedeiro, do qual retira alimentos. Embora os parasitas possam causar a morte doshospedeiros, de modo geral trazem-lhe apenas prejuízos. Quanto à localização no corpo do hospedeiro, os parasitas podem ser classificados em ectoparasitas (externos) e endoparasitas (internos). Osexemplos mais comuns de ectoparasitas são os piolhos, os carrapatos, o cravo da pele, o bicho-de-pé e o bicho da sarna, além de outros. Exemplos de endoparasitas são o plasmódio e otripanossomo, protozoários causadores, respectivamente, da malária e da doença de Chagas. São exemplos, também, os vírus, causadores de várias doenças, desde a gripe até a febre amarela e a AIDS.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mutualismo, comensalismo, protocooperação, predação, parasitismo e competição
  • Parasitismo
  • Parasitismo
  • Mutualismo
  • Parasitismo
  • Mutualismo
  • Mutualismo
  • Parasitismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!