Musiterapia

7555 palavras 31 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vanda Lúcia Pereira da Silva1
Maria do Socorro Oliveira Cavalachy 2

RESUMO: Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino e aprendizagem; tem como objetivo apresentar uma proposta investigativa sobre a música na área educacional, buscando propor ações interventivas que possam favorecer a mobilização de potencialidade na criança com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. E assim, possibilitando mudanças através da utilização de métodos musicais e lúdicos. O trabalho em sala de aula com a música é uma proposta que vai além do aspecto motivador, visto que abre espaço para uma diversidade de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento pleno da criança. Ao inserir a música na prática diária no ambiente educativo, a mesma pode tornar-se um importante elemento auxiliador no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ,criando gosto pelos diversos assuntos estudados. Desenvolvendo a coordenação motora ,a criança adquire ritmo auxiliando na formação de conceitos , autoestima e interação com o outro.

Palavras- chave: Leitura; Importância; Música; Dificuldades; Aprendizagens.

1 Graduanda em pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – INESC – Núcleo Juazeiro do Norte. wanda.lu@hotmail.com 2 Professora da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN – Núcleo Juazeiro do Norte- kavalachy@bol.com.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a música, como elemento contribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração do aluno. Tem como proposta investigar a música na área educacional, buscando propor ações interventivas que possam favorecer a mobilização de potencialidades na criança com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, possibilitando mudanças através da utilização de métodos musicais entre o cantar ler e escrever.
A música

Relacionados