MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA CONGREGAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MOSSORÓ.CONGREGAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MOSSORÓ.

Páginas: 16 (3756 palavras) Publicado: 6 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE LETRAS E ARTES – FALA
DEPARTAMENTO DE MÚSICA
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL
PROFESSOR: ALEXANDRE NÁDER
ALUNO: DORGINALDO ERNESTO BEZERRA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM MÚSICA










MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA CONGREGAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MOSSORÓ.MOSSORÓ-RN
DEZEMBRO DE 2012
MUSICALIZAÇÃO: INTRODUÇÃO À LINGUAGEM MUSICAL NA CONGREGAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA.1


Dorginaldo Ernesto Bezerra2
Alexandre Nader3




RESUMO
Este trabalho é um relato das experiências vividas durante as aulas ministradas em uma congregação pertencente à primeira igreja batista em Mossoró – RN. O objetivo do mesmo é investigar como se dá o processo demusicalização pelo violão com pré-adolescentes de diferentes situações econômicas e sociais, a partir da educação musical e todos os valores inerentes à Música. Doravante a esta investigação discute-se a possibilidade de mudança no comportamento pessoal e social a partir do processo de musicalização e do o ambiente no qual os mesmos desenvolvem suas potencialidades como indivíduos e membros integrantesde uma comunidade. É uma pesquisa qualitativa exploratória, já que além do levantamento bibliográfico, foram feitas entrevistas com alunos e pais de alunos para analisar e compreender melhor este processo.



Palavras-Chave: Musicalização; Congregação Batista; Comportamento.




ABSTRAT

This work is a story of the experiences lived during the lessons given in a pertaining congregation thefirst church baptist of Mossoró - RN. The objective of the same is to investigate as if of the o process of musicalização for the violão with daily pay-adolescents of different economia and social situations from the musical education and all the inherent values to Music. From this inquiry it is argued possibility of change in the personal and social behavior from the process of musicalização and thesurrounding o in which the same ones develop its potentialities as individuals and integrant members of a community. It is a exploratória qualitative research, since beyond the bibliographical survey interviews with pupils and parents of pupils had been made to analyze and to understand this process better.


KEYWORDS: Musicalization; Baptist Congregation; Behavior



1. INTRODUÇÃO


O Violão éum instrumento de fácil transporte e atualmente existem vários fabricantes competindo no mercado tornando seu preço cada vez mais acessível. Podemos vê-los inseridos em diversos grupos de variados estilos musicais, até mesmo em uma orquestra. Com ele podemos tocar harmonia e melodia, acompanhar no canto simultaneamente. Nos anos de 2001 a 2009 a Som Livre, Universal lançou um trabalho intituladoum barzinho um violão. Que é Uma reunião dos Grandes talentos da Musica Brasileira, realizando suas versões ao vivo, cantando e tocando Musicas que fizeram e fazem parte da Cultura Brasileira, com ritmos que vai da Bossa Nova, MPB e ao Pop. isto contribuiu bastante para a popularização do instrumento. Como também é importante enfatizar que o violão é um instrumento que para se estudar, como violãopopular, não necessita de uma coordenação motora apurada, nem de exercícios exaustivo para a execução dos primeiros acordes (como exige-se no clássico). Porém, com o intuito de promover uma educação musical eficaz e estimulante, o violão é usado apenas como instrumento para a musicalização. De tal modo, considera-se importante estabelecer o contato entre instrumento e os participantes para que nofuturo eles possam se aprofundar mais especificamente no estudo de violão, se assim o desejarem.
Desta forma, este artigo divide-se em DUAS partes. Primeiramente foi feito um levantamento bibliográfico sobre musicalização, buscando conceitos de autores como Schafer (1991) que discute a temática e apresenta conceitos referentes ao tema abordado. Posteriormente faz-se uma discussão relacionando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão organizacional administrativa na primeira igreja batista de jaciara/mt.
  • Linguagem Musical
  • Linguagem musical
  • linguagem musical
  • a linguagem musical
  • Igreja batista no brasil
  • igreja Batista nova vida
  • A igreja batista e o sábado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!