Musicalização infantil

Páginas: 3 (530 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Canto de Entrada: é o canto que acolhe e saúda as crianças. É importante para ajudar a criança a desenvolver noção de tempo. O canto de entrada avisa que a aula vai começar. Esse canto eu não costumovariar muito, não. Uso dois, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.

Vivências Sonoras: incluo nessa categoria todas as músicas/jogos/brincadeiras que fazem com que a criança vivencie o mundomusical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não sejaigual ao outro, ex.: violino e flauta têm sons diferentes). Incluo aqui também o trabalho com andamento (rápido e devagar), células rítmicas, forma (partes da música) etc.

Atividades de Registro: euacho importante essa hora, nem sempre conseguimos fazê-la em escolas de Curso Livre, mas em escolas regulares sim. Na verdade, em escolas regulares é até necessário. São as famosas "folhinhas" deatividade, com exercícios para pintar, circular, etc. As folhas de atividade tem que ser de acordo com o que foi trabalhado na aula, se você trabalhou som de animais (timbre), a atividade de registro temque conter isso, servindo até como uma forma de avaliação (não deve ser a principal).

Atividade Livre: Eu divido essa parte da aula em: Histórias, Cirandas, Brincadeiras ou Relaxamentos:
Histórias:podem ser em livros ou em CD ou até contadas pelo professor. Não devem ser longas e o ideal é que o professor se utilize de recursos visuais (gravuras, fantoches etc) para prender a atenção dascrianças. As histórias podem trabalhar elementos musicais, como por ex. Cachinhos Dourados, que trabalha a altura do som (papai urso=som grave, mamãe ursa=som médio e filhote urso=som agudo). São inúmerasas possibilidades. Se elas puderem participar da história, melhor ainda.
Cirandas: é uma hora deliciosa para se vivenciar o cancioneiro folclórico, as famosas cantigas de roda. Ideais para se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musicalização Infantil
  • Musicalização infantil
  • musicalização infantil
  • musicalização infantil
  • Musicalização infantil
  • Musicalização Infantil
  • Musicalização Infantil
  • Musicalização Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!