Musica

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Aula 7: Escalas cromáticas:

Escalas cromáticas ou artificiais são aquelas que se intercalam por semitom, sendo os semitons cromáticos ou diatônicos. Numa escala cromática clássica, as notas devempertencer a tons afins da mesma, ou seja, a tons vizinhos ou homônimos ou próximos do tom dado. As escalas cromáticas podem ser do modo maior ou menor. Nas escalas cromáticas do modo maior os III e VIgraus não devem ser repetidos na subida, já na descida são os V e I graus que não devem ser repetidos, pois a repetição desses graus faria com que suas notas cromáticas pertencessem a tons afastados.Veja no exemplo abaixo, a escala cromática de dó maior e a explicação completa de suas notas cromáticas pertencentes aos tons afins de dó maior.


[pic]

Na escala cromática do modo menor os I eV graus não devem ser repetidos na subida, pois suas notas pertenceriam a tons afastados, já a descida das escalas cromáticas do modo menor é perfeitamente igual a subida. No exemplo abaixo, a notacromática fá# pertence também ao tom de mi menor, encontrada no II grau da escala. Assim como a nota cromática sol# pertence também ao tom homônimo do tom principal, ou seja, lá maior, homônimo de lámenor, veja:

[pic]
Na escala cromática do modo menor o único grau que recebe alteração descendente é o II. A origem das notas cromáticas da parte descendente é a mesma da subida, pois são as mesmasnotas cromáticas. Comparando duas escalas cromáticas relativas, como por exemplo, dó maior e lá menor, observa-se que a subida das duas escalas é perfeitamente igual, porém a origem de suas notascromáticas é diferente.

[pic]

Nas escalas cromáticas homônimas, observa-se que a parte descendente é igual, pois suas notas cromáticas pertencem a tons afins diferentes.

Dó maior
[pic]

Dómenor

[pic]

Numa escala cromática qualquer, seja maior ou menor, somam-se 12 sons diferentes, sendo 5 cromáticos e 7 diatônicos. Na escala cromática de dó maior e lá menor, dois dos 7 semitons...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Músicas
  • Musica
  • Música
  • musicas
  • Música
  • A musica
  • Música
  • Musica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!