Museus científicos

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP
DISCIPLINA: ATIVIDADES CIENTÍFICAS E CULTURAIS II





EDGAR MOREIRA SANTOS
EDSON OLIVEIRA





MUSEUS CIENTÍFICOS






São Paulo – 01/11/06





RESUMO


Neste relatório discutiremos o processo de educação e divulgação da ciência através dos museus. Esses espaços, diferenciados dos formais,voltados para a educação, possuem particularidades quanto às formas de divulgação dos conhecimentos científicos. Entender como são estruturadas as exposições, os conteúdos que abordam, é imprescindível para se compreender o papel desses locais enquanto complementos educacionais. Nesse sentido, este relatório tem por objetivo a análise dos espaços expositivos, atividades interativas e o papel social dequatro museus visitados: A Estação Ciência, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantã, o Museu Geológico Waldemar Lefévre e o Museu Oceanográfico. Ao final discutiremos aspectos sobre “o que” e “como” são apresentadas as ciências nesses museus, com considerações sobre as perspectivas educacionais e comunicacionais que caracterizam esses espaços.



1.0 INTRODUÇÃO


Cada vez mais,evidencia-se a necessidade de criação de uma cultura científica para toda a sociedade através de processos de divulgação pública, e, nesse contexto, vamos encontrar com papel fundamental, os museus e centros interativos de ciência. Estas instituições possuem a capacidade de realizar a conexão, ciência/sociedade, quando conseguem conscientizar e despertar o interesse da sociedade sobre o papel eimportância da ciência, através de experiências educativas onde os usuários possam compreender os princípios científicos e tecnológicos que servirão de estímulo para futuras aproximações. As exposições e/ou atividades educacionais em museus acabam por ter, cada vez mais, um papel importante no campo da produção de conhecimento. São elementos fundamentais de comunicação e tem por função divulgar epromover a educação sobre os conhecimentos acumulados em suas coleções e pesquisas científicas.


Em relação a sua missão educativa, as atividades do museu também se enquadram dentro do campo da educação não formal, com a existência de um visitante ocasional que aprende de forma não estruturada, espontânea e personalizada, cuja aprendizagem se materializa através de atividades organizadas esistemáticas das exibições interativas, das conferências, demonstrações, oficinas de experimentos, projeção de filmes e do uso de multimídia. Em seu conjunto, estas atividades alcançam um público bastante geral, pois são visitados por pessoas de todas idades e condições. Esta missão se justifica, então, a partir do princípio de complementação em relação ao sistema de educação formal uma vez queos processos e produtos da ciência e da técnica impregnam cada vez mais o nosso cotidiano, tornando-se, cada vez mais, fundamental que se promova a apropriação desses conhecimentos pela população como forma de inclusão social.
Desse modo, entender as diferentes formas de produção de conhecimento que ocorrem nos espaços dos museus contribui para a construção do novo campo da divulgaçãocientífica e da educação, formal e não formal, inseridas num amplo movimento social e cultural. Para tanto, consideramos que as reflexões teóricas oriundas da pesquisa em educação e de educação em ciência podem contribuir substancialmente para esse fim.

Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar com base em visitas e pesquisas em alguns museus científicos os aspectos relativos aos desafiose às possibilidades do uso desses locais como contribuintes para a formação de um horizonte científico e cultural como atributo para dar aos indivíduos significado para os conteúdos científicos.











2.0 OS MUSEUS CIENTÍFICOS DE SÃO PAULO COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS


Cada vez mais a atividade pedagógica dentro dos museus científicos vem sendo elaborada dentro de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MUSEU
  • Museu
  • museus
  • o museu
  • Museus
  • Museus
  • Museu
  • Museu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!