MUSEU

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 6 de maio de 2015
RESUMO: O MUSEU E AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA: MEMÓRIA E OBJETO

José Claudio Alves Oliveira
Historiador, Jornalista, Museólogo e professor

Os museus se abriram para novas experiências e comisso seus espaços foram se transformando passando a acompanhar a evolução da tecnologia e enquadrar suas linhas de trabalhos em novas perspectivas
Um novo conceito de museu se estabeleceu por conta donascimento de uma nova sociedade, a sociedade da informação e da sua cultura. Nessa nova sociedade surge novos valores e formas diferentes em dar sentido, e de forma contínua as mudanças ocorrem em mãodupla, o meio social modificando o homem e o mesmo transformando esse espaço. Com os avanços da tecnologia onde a informação está disponível e acessível em curto espaço de tempo por meio dacibernética, o Museu vem a se valer desse espaço para evoluir junto com a história e sociedade.
Quando nos perguntamos sobre o objetivo principal da existência do Museu, podemos dizer que desde a Grécia Antiga oobjetivo é observar a memória social, é um trabalho voltado para a troca e apresentação das diversidades ocorridas e que ocorrem nas culturas. Quando falamos em especificar objetivos do museu podemoscitar nutrição da vida do objeto exposto, através de um trabalho contínuo de pesquisa, classificação e conservação, percebendo e evidenciando seus significados através de uma linguagem adequada aosdiversos interesses.
Com todas as transformações surge a cibercultura que é a sociedade que se apropria da técnica. Essa técnica por sua vez é no meio tecnológico a extensão e comunicação da nossahistória e memória.
O ícone memória permeia a relação sociedade e história e alguns autores trazem algumas definições para melhor compreensão. Ecléa Bosi explica que Bergson dá ênfase na conservação dosestados psíquicos vividos, que possibilita as escolhas entre alternativas que a modernidade pode oferecer, memoria funcionando como limitante da indeterminação. Para Lévy existe dois tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Museu
  • museus
  • o museu
  • Museus
  • Museus
  • Museu
  • Museu
  • Museu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!