museu virutual

461 palavras 2 páginas
Fichamento do livro: Contar História uma arte sem idade De Maria Betty coelho da Silva

A autora durante um estágio no curso de magistério teve a idéia de chamar a atenção das crianças contando história .Percebeu que ouvir história e cantar é coisa que as crianças gostam muito. Resolveu aprimorar e a ensinar as técnicas aprendidas nesse livro.
A Escolha da história: Nem toda historia vem no livro pronto para ser contada. A linguagem por mais simples que seja ainda requer adaptações para que facilite a compreensão. Para a escolha da historia é preciso levar em conta o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, as condições sócio econômicas.
Para os pré-escolares as historias devem ter enredo simples, vivo atraente, contendo situações que se aproxima o mais possível da vida da criança, de sua vivencia afetiva doméstica do seu meio social de brinquedos e animais que o rodeiam.
Na fase mágica os pequenos solicitam a mesma historia e a escutam sempre com encanto e interesse, onde tudo é novidade.
Na idade escolar, a criança de primeira e segunda serie se interessam pelos contos de fadas. Preferem historias que acionem a imaginação com sua vida.
Capitulo2: Estudo da historia infantil: Estudar uma historia, portanto é explorar todos as possibilidades, são textos estruturados com introdução clara, enredo com ascensão destaque ao clímax, desfecho com final feliz e conclusão, estudar uma história e também inventar as músicas ou adaptar letras com músicas conhecidas, que são introduzidas no enredo ou no final.
Capitulo 3: formas de apresentação da história
A história tem várias formas de apresentação, os recursos mais usados são: simples narrativas com o auxílio do livro , o uso de gravuras, de flanelogração , de desenhos, narrativa com interferência do narrador e dos ouvintes.
Para cada situação e circunstancias usa-se recursos

Relacionados