Museu - POLÍTICA MUSEAL: UMA VISÃO DO INTERIOR

3997 palavras 16 páginas
GOVERNO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Cultura
Plano Estadual de Cultura
INTRODUÇÃO
A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) está coordenando a elaboração do Plano Estadual de Cultura, a partir do diálogo com gestores públicos dos 92 municípios do estado, agentes culturais, artistas, Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa e o Ministério da Cultura para apontar diretrizes e estratégias de políticas públicas de cultura para os próximos 10 anos, no Estado do Rio de Janeiro.

Além dos encontros que estão ocorrendo em todas as regiões do estado para discutir Lei e Plano Estaduais de Cultura, a SEC está promovendo também discussões sobre 11 setores e linguagens artísticas (Artes
Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Música de Concerto, Música Popular, Livro e Leitura, Museus, Patrimônio
Material, Patrimônio Imaterial; e Teatro).
O texto a seguir foi encomendado pelo Grupo de Planejamento Setorial de Museus, criado pela SEC em 27 de abril de 2012, e tem por objetivo estimular o debate sobre as políticas públicas para esse setor. Além deste, outros textos, também encomendados, estão disponíveis na página do Plano na internet
(http://www.cultura.rj.gov.br/projeto/plano-estadual-de-cultura), a partir de agosto de 2012. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar seus comentários e sugestões através dessa página. Após um período de debates pela internet haverá uma reunião pública para cada setor, cujas datas serão amplamente divulgadas, onde os textos serão apresentados e discutidos também presencialmente.
Esperamos que a discussão em torno das ideias trazidas aqui estimule a apresentação de propostas de diretrizes e estratégias a serem incorporadas pelas políticas setoriais do Plano Estadual de Cultura.

SOBRE A AUTORA
Clara Maria Paulino Cáo é historiadora, especialista em História do Século XX. Membro da Comissão
Consultiva do Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Municipal de Cultura
de

Relacionados