Museu da imigração

Páginas: 2 (473 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo – SP
Em 1882, foi instalada uma hospedaria para imigrantes no bairro do Bom Retiro...que logodemonstrou-se inadequada as necessidades impostas, dando lugar a Hospedaria dos Imigrantes no Bairro da Luz.
"...foram iniciados no correr de julho do mesmo ano (1886) os trabalhos de construção do alojamentode imigrantes e a 7 de junho próximo passado, isto é no intervalo de 10 ½ meses, já se achavam concluídas as seguintes obras:
- Ala longitudinal do edifício principal medindo a extensão de 75 metros;- Refeitório e dependências;
- Estação–armazém com latrinas para homens;
- Lavanderia com tanques e latrinas para mulheres.
Entregue a 19 de junho ao serviço da Inspetoria da Imigração a parteedificada pôde já prestar–se a acomodar cerca de 1200 imigrantes." Texto de 1908 diz: "A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, construída e inaugurada sob a presidência do Exmo. Sr. Conde deParnaíba, Antonio de Queiroz Telles, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, é destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União, que, agenciados emseu país ou viajando espontaneamente, procuram o Estado de São Paulo, a fim de localizarem–se na lavoura, nos núcleos coloniais ou nas indústrias. Começava a funcionar a Hospedaria de Imigrantes equase três milhões de pessoas passariam por estas dependências nos seus 91 anos de existência.



Instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Mooca, nacidade de São Paulo, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX. Durante vários anos o museu teve a denominação Memorial doImigrante.

A Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo, em 1910.
- Museu da Imigração é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais de São Paulo

Bonde do Memorial. Hoje em Santos, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imigração
  • imigração
  • Imigração
  • Imigracao
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração
  • Imigração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!