Museu da agricultura de taubaté

Páginas: 11 (2519 palavras) Publicado: 19 de julho de 2011
Museu da Agricultura de Taubaté

Imigração Italiana X Brasil

Avinda de um grande numero de imigrantes para o Brasil no fim do seculo XIX inicio do seculo XX foi impulsionada basicamente por dois fatores, de um lado as transformações sócio-economicas que ocorria em alguns países da Europa, e de outro lado, a necessidade de mão de obra nos países da América
A imigração em massa de italianospara o Brasil iniciasse em 1870 e se fortalece entre 1882 até 1891, neste periodo chegaram no porto de Santos 202.503 italianos, devido as modificações políticas e economicas na Europa que passava por uma crise movida pela disputa de mercado entre as economias nacionais e pelas inovações tecnológicas no campo e na cidade, oque causou um aumento do desemprego e a diminuição dos salários.
Poroutro lado, o Brasil desde 1850 com a lei de terras devolutas, ou seja, terras pública, que definia que as terras inutilizadas ou sem titulos legais fossem destinadas ao estabelecimentos de aldeias indígenas,fundação de colonias de povoamento e ao desenvolvimento de infraestrutura, como a de caminhos e edificios públicos motivavam a imigração para o país. Porem é a partir de 1870 com a lei do ventrelivre, um primeiro passo para a abolição, que gera a necessidade do trabalho assalarido. Porisso muitos fazendeiros passaram a custear a viagem dos imigrantes, desde que os mesmos aceitassem um contrato quinquenal (5 anos) e reembolsassem o custo do transporte, e assim enviavam recrutadores para a Itália assegurando a mão de obra aos fazenderos. Porem a principal política pública para a imigraçãopelo subsidio ocorreu por iniciativa do Estado de São Paulo pelas leis nº. 42 da provincia de SP, de março de 1871 e nº. 4769, de agosto de 1871. Os imigrantes vinham constituidos de familias inteiras na sua maioria de origem agricolas, princpalmente da região de Vêneto.
Portanto a opção pela imigração no Brasil foi uma forma de criar colônias produtoras de alimentos e de substituir o trabalhoescravo nas fazendas de café após a abolição em 1888.

Imigração Italiana X Taubaté
Avinda dos Italianos em Taubaté,segundo o jornal"O noticiarista" de 05 de novembro de 1891, chegaram de trem no dia 02 de novembro de 1891, 400 imigrantes italianos às 8 horas. No dia seguinte alguns arrependidos da viagem se dirigiram para a estação, porem acabaram cedendo aos agrados e promessas de pessoasinteressadas nos seus serviços.(Taubaté: cidade, educação, cultura e ciências,2005 p.65) Iniciando assim a imigração italiana em Taubaté e a Colônia Agricola de Quiririm, oficialmente criada em 16 de agosto de 1890, na fazenda Quiririm, cujo o proprietário Dr. Francisco de Paula Toledo (1832-1890) vereador, advogado e fazendeiro taubateano, que cedeu parte de suas terras através de contrato firmado em05 de janeiro de 1889 com o Ministério da Agricultura para a criação da mesma, entre os italianos haviam carpinteiros, ferreiros, alfaiates, barbeiros, sapateiros, tecelões e outros.
Os italianos foram os primeiros imigrantes que chegaram a Taubaté, para o trabalho assalariado nas lavouras de café, em substituição ao trabalho escravo e com o tempo se especializaram na cultura de arroz que logose expandiu e as terras doadas pelo governo foram se tornando insuficiente obrigando os imigrantes a adquirissem outras propriedades nas regiões vizinhas como o bairro do Pinheirinho, já outros imigrantes, com o tempo foram instalando pequenas fabricas artesanais e comércios. Em 1892, Quiririm já possuía cerca de cem residências, uma escola, onze olarias, duas casas de comércio, dois engenhos deaguardente e um moinho de fubá. Alguns anos mais tarde no pátio interno do sobrado indiana concluído em 1903 funcionaram uma fábrica de cordas e uma olaria. Até 1950 Quiririm já possuía dezenove olarias, pois foram os italianos que promoveram a transição do pau-a-pique para a alvenaria na técnica de construção, implantando o uso da cerâmica na região.

Museu da Imigração Italiana de Quiririm...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taubaté
  • MUSEU
  • Museu
  • museus
  • o museu
  • Museus
  • Museus
  • Museu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!