MUSEU CASA DE PORTINARI

629 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE UBERABA
Alessandra Barbosa de Carvalho Correia

MUSEU VIRTUAL CASA DE PORTINARI

CARIACICA – ES
2015

UNIVERSIDADE UBERABA

MUSEU VIRTUAL CASA DE PORTINARI

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte da exigência e conclusão da Disciplina Atividades complementares da 6ª etapa do Curso de Pedagogia.
Preceptor: Michelli Bart.

CARIACICA – ES
2015

Museu Casa de Portinari

Site: http://museucasadeportinari.org.br/

Instalado na casa onde Candido Portinari residiu durante sua infância e juventude, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura que representa o marco concreto do vínculo do artista com sua terra natal, ligação que é celebrada e perpetuada em sua obra plástica e poética.
Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível. O primeiro passo ocorreu em 9 de dezembro de 1968, quando a casa foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo e, em 22 de janeiro de 1970, foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi instalado e inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo é constituído por uma casa principal, e anexos construídos em sucessivas ampliações. A simplicidade típica do interior é a maior característica do museu.

Missão, Visão e Valores
Missão – Preservar e divulgar a Casa onde viveu Candido Portinari, o legado nela contido, tornando-a uma referência sobre a vida e obra do pintor, e um polo de fomento à expressão e fruição artística.
Visão - Ser referência e polo de divulgação sobre a vida e obra de Candido Portinari e fomento às artes visuais.

Relacionados