Musculos da mastigação

Páginas: 3 (543 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
Importância do 1º Arco branquial (mandibular): processo maxilar e mandibular. Após a terceira semana de desenvolvimento, dá-se inicio à fase embrionária que corresponde ao período entre a quarta e aoitava semana,durante o qual, cada uma das três camadas germinativas, ectoderme, mesoderme e endoderma dão origem aos seus próprios tecidos e órgãos, sendo estabelecidas as principais característicasda forma do corpo. Esta diferenciação ocorre no sentido céfalo- caudal. A mandíbula deriva do primeiro arco branquial. Esse processo tem início no tecido conjuntivo que reveste a parte anterior daface lateral da cartilagem mandibular, enquanto sua extremidade posterior se ossifica para formar dois ossículos da audição: a bigorna e o martelo. Arco branquial ou Arcos Faríngeos: A CAVIDADE ORAL éformada pela ruptura da MEMBRANA BUCOFARÍNGEA. O embrião apresenta uma cavidade bucal primitiva (estomodeu), separada do restante do tubo digestivo pela membrana bucofaríngea, uma faringe primitiva. Asestruturas faciais derivam primariamente dos Arcos Branquiais. No adulto, as cavidades oral e nasal derivam em parte do ectoderma e em parte do endoderma, conforme se originem da porção que ficaadiante ou atrás da inserção da membrana bucofaríngea. O primeiro arco braquial se subdividiu em dois processos chamados maxilar e mandibular.
Esses processos são constituídos de um centro de mesênquimaque deriva das células das cristas neurais que migram para a região facial e saõ revestidas externamente por células da ectoderme e internamente por células da endoderme.
Ambos apresentam um eixocartilaginoso em seu interior, essas cartilagens são conhecidas como cartilagens de Meckel. O 1º arco branquial faríngeo apresenta duas proeminências: a maxila e a mandibular. Dorsalmente ao primeiroarco, pode-se observar uma elevação causada pelo gânglio trigêmeo, subjacente o nervo sensitivo que origina as inervações das estruturas derivadas do 1º arco branquial faríngeo. As células do mesoderma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculo da mastigacao
  • Músculo da Mastigação
  • músculos da mastigação
  • Músculos da mastigação
  • musculos da mastigação
  • Músculos da Mastigação
  • Músculos da mastigação
  • Musculos da Mastigação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!