musculos da mastigação

Páginas: 6 (1475 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2015
MÚSCULOS DA MASTIGAÇÃO
(propriamente ditos)


Classicamente falando, os “músculos da mastigação” são quatro pares de músculos inseridos à mandíbula: masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral. No entanto, não são apenas esses músculos que estão envolvidos no processo mastigatório. A mastigação não é um simples movimento de abaixar e elevar a mandíbula. Ela é um processodinâmico complexo que envolve, dentre outras coisas, a movimentação da mandíbula em todas as direções.
Para a dinâmica mandibular da mastigação são necessários, além dos músculos da mastigação, também os músculos supra-hióideos. Estes, por sua vez, só são capazes de mover a mandíbula se auxiliados pelos infra-hióideos. Assim, podemos classificar os músculos envolvidos na mastigação, funcionalmentefalando, em: músculos da mastigação propriamente ditos (masseter, temporal e os pterigóideos) e músculos auxiliares na mastigação.
Discorreremos inicialmente, neste capítulo, sobre os músculos da mastigação (propriamente ditos). Mais adiante discorreremos sobre os músculos supra e infra-hióideos, já que eles apresentam outras funções importantes, além da mastigação.
Os músculos da mastigação,como já foi dito, são quatro pares de músculos que se inserem na mandíbula e, desta forma, promovem o movimento da mesma. Esse movimento é necessário primordialmente para a mastigação (daí o nome desses músculos), mas também é requerido, em menor extensão e força, em outras circunstâncias, como na fala e deglutição. Dos quatro músculos, dois são superficiais e de fácil palpação (masseter e temporal)e dois são profundos (pterigóideo medial e lateral).

Músculo masseter

É o mais potente dos músculos da mastigação. Localiza-se externamente ao ramo da mandíbula, recobrindo-o quase totalmente, como um músculo quadrilátero, espesso e de fácil identificação. Nele podemos identificar duas partes ou feixes: uma porção mais anterior e oblíqua, a parte superficial, e uma porção mais posterior evertical, a parte profunda. A parte superficial, obviamente, encobre quase totalmente a parte profunda, ficando esta última visível apenas na sua porção mais póstero-superior.
A parte superficial, mais volumosa, origina-se da borda inferior do arco zigomático (na porção zigomática ou anterior do arco) e a parte profunda origina-se da borda inferior e face medial do arco zigomático (na porçãotemporal ou posterior do arco). As duas partes dirigem-se para a face externa do ramo da mandíbula de forma que a parte superficial, devido a sua posição mais anterior, dirige-se obliquamente para baixo e para trás, enquanto as fibras da parte profunda são verticais. As fibras da parte superficial inserem-se no ramo mais inferiormente, atingindo o ângulo da mandíbula, e as fibras da parte profundainserem-se mais superiormente no ramo da mandíbula. No entanto, na metade inferior do músculo a parte superficial e a profunda já estão fundidas, não sendo possível a individualização dessas partes.
O músculo masseter eleva a mandíbula, como no fechamento da boca e oclusão dos dentes. Para esse movimento, ele é auxiliado pelo temporal e pterigóideo medial, porém é o mais potente dos elevadores damandíbula.
Indivíduos com apertamento dos dentes (bruxismo) podem apresentar-se com o masseter hipertrofiado. Este músculo pode ainda apresentar sintomas de dor e fadiga associados a distúrbios funcionais do aparelho mastigador. Também podem apresentar contração tônica que dificulta a abertura da boca (trismo). Por ser um músculo potente, suas inserções no osso zigomático e na mandíbula determinamdeslocamentos desses ossos quando da ocorrência de fratura nos mesmos.

Músculo temporal

É um músculo localizado na face lateral do crânio, mais precisamente na fossa temporal, que se caracteriza pela sua forma de leque. Também se caracteriza pelo fato de que a fáscia que o reveste, fáscia temporal, é bastante espessa e resistente. Essa fáscia insere-se na margem súpero-posterior do osso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculo da mastigacao
  • Músculo da Mastigação
  • músculos da mastigação
  • Músculos da mastigação
  • Músculos da Mastigação
  • Musculos da mastigação
  • Músculos da mastigação
  • Musculos da Mastigação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!