Musculo Esquelético

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Os músculos esqueléticos ou músculos estriados, apresentam estriações em suas fibras. Possuem células individuais que apresentam-se estriadas (listradas), quando vistas do microscópio. Cada célula contém vários núcleos (multinucleada) os quais estão localizados próximo da superfície celular. Cada célula muscular (fibra) é coberta por uma membrana celular (bainha) conhecida como sarcolema. Esterevestimento atua como um elo de conexão entre as fibras musculares e os tendões e confere elasticidade à fibra muscular, sendo composto pelas membranas plasmáticas e basal. São os responsáveis pelos movimentos voluntários;1 estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.

A maioria dos músculos estápresa ao esqueleto, junto a articulações, abrindo-as e fechando-as. Nas articulações, esses músculos são presos a ossos por meio de tendões, que são cordões de tecido conjuntivo. Quando os tendões são chatos e largos, e não possuem a forma de cordão, recebem o nome de aponeuroses (ou aponevroses).


O músculo esquelético integral, como o bíceps, que é observável e palpável, consiste de váriostipos de tecido. Cada músculo compreende fibras ou células musculares longas, delgadas, cilíndricas que se estendem por todo o seu comprimento. Assim, essas células podem ser muito mais longas. Cada célula ou fibra muscular multinucleada é conectada às células musculares paralelas e circundada por uma camada de tecido conjuntivo denominada endomísio. Tais fibras são, então, agrupadas em feixesmantidos juntos por outra camada de tecido conjuntivo, denominada perimísio. Esse grupo revestido ou feixe de fibras é denominado um fascículo. Os grupos de fascículos, feixe de fibras, cada qual com vasos sanguíneos e tecido nervoso associados, são mantidos bem unidos por outra camada de tecido conjuntivo denominada epimísio. Os facículos circundados por epimísio, que percorrem todo o comprimento domúsculo esquelético, são então completamente circundados por um tecido conjuntivo importante denominado fáscia. A fáscia é um tecido conjuntivo resistente, denso e forte que recobre todo o músculo e, então, estende-se além do músculo em si, para se tornar o tendão fibroso. A fáscia é a fusão de todas as três camadas internas de tecido conjuntivo do músculo esquelético. A fáscia separa os músculosuns dos outros, permite o movimento sem atrito e forma o tendão como o qual o músculo é conectado ao osso. Isoladamente, cada uma das fibras é uma célula alongada. Cada uma dessas fibras musculares esqueléticas é formada por fibras menores chamadas miofibrilas, que são constituídas por dois tipos de filamento: os delgados e os grossos.

A fibra muscular é na realidade, uma célula multinucleadacom estriações transversais. O sarcolema constitui o principal fator de elasticidade do músculo e atua como uma conexão entre a fibra muscular e a parte tendinosa do músculo ou tendão.

Na realidade, os músculos esqueléticos estão dispostos em camadas que vão das mais superficiais às mais profundas e em direções variáveis. Quando o músculo está relaxado, os filamentos delgados e grossospresentes estão apenas ligeiramente sobrepostos. O máximo que uma fibra muscular pode contrair é de aproximadamente uma metade de seu comprimento total. No homem acredita-se que o poder de contração muscular esteja compreendido entre 35 e 150 libras por polegada quadrada. Sempre que uma fibra muscular receber um impulso nervoso suficiente para criar um potencial de ação na mesma, o potencial propagar-se-ásobre toda a fibra fazendo com que ela se contraia por inteiro. Os filamentos grossos se interpõem acentuadamente sobre os delgados. esse mecanismo encurta as miofibrilas e, conseqüentemente, toda a célula muscular. Quanto mais curtas as células musculares estiverem, maior será a intensidade da contração do músculo como um todo. Portanto, a força de contração dependerá do estado da fibra no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Músculo esquelético
  • musculo esqueletico
  • musculo esqueletico
  • Musculo esqueletico
  • musculo esqueletico
  • músculos esqueleticos
  • musculo esqueletico
  • Tendões e musculo esquelético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!