Musculação

Páginas: 18 (4294 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014


Introdução

O trabalho que será apresentado a seguir, irá mostrar qual o conceito de musculação, onde surgiu, como começou, sua evolução e desenvolvimento ao longo do tempo, os esportes que surgiram a partir da musculação como: o levantamento de peso e o fisiculturismo, os seus principais objetivos em melhorar o condicionamento físico de nosso corpo, os benefícios que trazem comomelhoram equilíbrio e estabilidade do corpo, melhorar a postura, fortalecer as articulações, entre outros. Iremos falar um pouco dos tipos de atividades físicas, o uso de suplementos alimentares, mas também do uso inapropriado e prejudicial de uma droga conhecida como ‘‘anabolizantes’’, e que infelizmente é bastante utilizada atualmente. Demos também um destaque aos benefícios que a musculação pode vima trazer para a terceira idade.
















O que é musculação ?

A musculação é uma atividade física versátil, geralmente com a utilização de pesos nos treinos. Não pode ser considerado um esporte, mas é um instrumento para o condicionamento físico das pessoas, sejam atletas ou não. A musculação é a base de esportes como o Fisiculturismo (musculação de competição) e olevantamento de peso (básico e olímpico). Além disso, atletas de inúmeras modalidades utilizam a musculação para o preparo físico específico em seus esportes.

Quando e como surgiu ?

A musculação surgiu na busca por uma boa qualidade de vida, que compreende a saúde músculo-esquelética (boa condição anatômica e funcional dos ossos, músculos e articulações) com a finalidade de melhorar aptidõesfísicas como força, resistência e flexibilidade que, uma vez bem desenvolvidas, são essenciais para se realizar com conforto e segurança atividades diárias, mesmo em situações de solicitações mais acentuadas.
A história da musculação é muito antiga, existem relatos históricos que datam desde o início dos tempos e afirmam a prática da ginástica com pesos. Em escavações realizadas encontram-sepedras com entalhes para as mãos, o que leva os historiadores a pensar que os nossos antepassados já realizavam treinos com pesos.
Existem, desde á 4.500 ano atrás, no Egipto, paredes de capelas funerárias, com imagens de homens a levantar pesos e diversas são as estatuetas encontradas com corpos musculados.
A conhecida história de Milos de Crotona (atleta olímpico de luta e discípulo domatemático Pitágoras), da época de 500 à 580 A.C. em Itália, relata o método de treino mais antigo da humanidade e utilizado até hoje, que é a evolução progressiva da carga, pois Milos corria com um bezerro nas costas, para aumentar a forças dos membros inferiores, e quanto mais pesado o bezerro ficava, mais a sua força aumentava. A história mais conhecida data da época da Grécia Antiga, quando Milon deCreton, cidadão grego, iniciou seu treinamento levantando um pequeno bezerro nas costas. A medida que o bezerro ia crescendo provocava sobrecarga ao organismo daquele que estava treinando, acarretando adaptações orgânicas que permitiam ao mesmo suportar aquela nova carga que lhe era imposta a cada dia. Acredita-se que este treinamento foi o método originário do princípio da sobrecarga.
Amusculação como forma de competição onde se exibia os músculos tem como dado oficial o registro da primeira competição em 1901 em Londres. Possivelmente tenham existidos outros campeonatos, mas este é o que parece que deu início oficial ao esporte.

Diferenças entre musculação e fisiculturismo
O treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de pesobásico, e atletismo de força, que são esportes ao invés de formas de exercício. O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades.
A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculação
  • O que é musculação
  • musculação
  • musculação
  • musculacao
  • musculação
  • musculação
  • Musculaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!