Musculação para crianças e adolescentes

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Apesar de estarmos no século XXI, ainda existem pessoas, e entre elas até professores de Educação Física, que teimam na proibição de crianças e adolescentes quando se trata de praticar musculação.

Uma das frases que mais escuto é: “A musculação vai fechar a epífise dos ossos e atrapalhar o crescimento” e quando pergunto quem falou isso as respostas são sempre a mesma “Ouvi falar” ou “Dizem”.Ora, “Ouvi Falar” e “Dizem” não são estudiosos de Anatomia, e nunca vi nenhum artigo deles, por isso vou lhes contar o que sei de fato sobre o tema.

Em português não existem muitos trabalhos científicos sobre os efeitos da musculação em crianças, mas entre os que eu conheço, cujas fontes cito abaixo, não encontraram nenhuma prova que possa proibir uma criança ou adolescente de praticarmusculação.

Pelo contrário, nos resultados da pesquisa de LOPES, Andrei Guilherme (2002) consta: “Por outro lado, pôde ser observada uma alteração significativa nos resultados dos testes antropométricos e motores realizados nas crianças da amostra, onde foi possível constatar um incremento nas capacidades físicas necessárias para o dia a dia”

Aliás, temos um problema, não em relação à criança, massim em relação aos pais, que levados pela enxurrada de informações sem bases científicas impedem seus filhos de praticar uma atividade muito benéfica no desenvolvimento das habilidades motoras dos seus filhos.

E mais alguns benefícios que crianças e adolescentes podem ter na prática da musculação foram listados por RISSO et all (1999):

1) aumento da força muscular

2) melhora nos testesmotores de aptidão física e performance

3) melhoria no desempenho esportivo

4) diminuição de ocorrência de lesões

5) melhoria no desempenho atlético

6) manutenção da saúde

7) redução do estresse emocional

8) redução no tempo de recuperação de lesões

9) auxiliar na prevenção de doenças músculo-esqueléticas

10) aumento da auto-estima, imagem e consciência corporal

11)melhora nas medidas de composição corporal

12) diminuição da pressão sangüínea de adolescentes hipertensos

13) melhoria nos níveis de lipídios sangüíneos

14) diminuição da gordura corporal

No trabalho de Andrei Guilherme Lopes foi feito um exame radilógico dos cotovelos e joelhos das crianças selecionadas, devidamente autorizado pelos pais, depois as crianças passaram por um período de 4semanas de adaptação ao treinamento e logo a seguir, 12 semanas de treinamento de força com 80% da carga máxima avaliada pelo teste de repetição máxima proposta na literatura por Roberts & Weider 1995.

Após esse período, as crianças repetiram as avaliações radiológicas e foram comparados os resultados pré e pós-treinamento de força, ficou claro que não houve alterações das epífises dos ossoslongos.

O que pode realmente atrapalhar o crescimento seria uma lesão na epífise dos ossos longos, e é mais fácil uma criança se lesionar jogando bola com seus amigos do que numa sala de musculação sob uma supervisão competente.

No entanto, qualquer criança ou adolescente normal corre, salta e arremessa e nem por isso deixa de crescer, o problema está no excesso, na orientação inadequada e aténa falta de atividade física, pois é ela que acelera o crescimento longitudinal, a espessura dos ossos, a liberação da testosterona e do hormônio de crescimento.

Esses benefícios são ainda mais evidentes na musculação. Fatos comprovado na literatura por Risso et all 1999, Weineck 1999 e Fleck & Kraemer 1999.

É lógico que não quero dizer que as crianças e adolescentes possam sair por aífazendo musculação de qualquer jeito, alguns cuidados devem ser tomados e em primeiro lugar está a avaliação médica. A criança deve estar física e psicologicamente preparada.

Em segundo lugar temos que encontrar academias onde os equipamentos possam ser adequados ao tamanho das crianças e que disponham de profissionais capacitados a ensinar as técnicas corretas de execução dos exercícios....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculação para crianças e adolescentes
  • Musculação para crianças e adolescentes pode ou prejudica?
  • Musculação interfere no crescimento de crianças e adolescentes?
  • Musculação para adolescentes
  • musculação para crianças
  • Criança e adolescente
  • criança e adolescente
  • Criança e adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!