Musculação na Adolescencia

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
ALINE DO NASCIMENTO SILVA

TRABALHO DE PESQUISA
TEMA: MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

1. INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por finalidade trazer a tona os riscos e benefícios da prática da musculação por adolescentes, pois muitos são os questionamentos e teorias sobre o exercício resistido nesta faixa etária.
No entanto, esta obra busca esclarecer de forma clara e objetiva, atravésde dados históricos até os atuais, portanto sintéticamente, justificar por qual razão a população tinha e muitos até hoje tem uma ideologia de que a musculação é prejudicial a saúde dos adolescentes, e qual o percentual de riscos e benefícios.
Atualmente, o índice do sedentarismo que acomete os adolescentes no Brasil e no mundo devido a comodidade gerada pelas evoluções tecnológicas, vem afetandoa saúde dos mesmos, gerando doenças, muitas das vezes crônicas, que só é possível evitar e prevenir através do exercício físico, cabendo aqui destacar a musculação, pela abrangência de benefícios que a mesma afortuna.

2. MUSCULAÇÃO

A musculação, segundo o dicionário Aurélio, é o exercício físico, com aparelho ou sem ele, cujo objetivo é o ganho de massa muscular, ou seja, consiste emtrabalhar a musculatura1 corporal com pesos, onde para cada grupo muscular a ser trabalhado existe um exercício específico.
A musculação surgiu como resposta à busca pela qualidade de vida, no que diz respeito à saúde músculo-esquelética, tendo por finalidade melhorar as aptidões físicas.
Atualmente, esta prática é utilizada para diversos objetivos, não apenas para o aumento da massa muscular ediminuição de gordura corporal, mas também para o aumento da potência muscular e condicionamento físico geral.
Segundo pesquisas realizadas por especialistas, é possível afirmar que, a musculação possui um nível de risco a saúde, praticamente nulo, ao contrário de seus benefícios que são diversos, como: a melhora da postura e flexibilidade, melhora os aspectos cognitivos (atenção, concentração,memória, aprendizagem), aumento da massa muscular, estética, acelera o metabolismo, entre outros benefícios.


2. RISCOS E BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é o período da vida humana que começa com a puberdade, e é caracterizada pelas mudanças psicológicas e corporais, estendendo-se aproximadamente dos 12 aos 20 anos2.
Sendo este período em que os adolescentes se desenvolveme crescem, a prática da musculação por adolescentes ainda é vista com desconfiança por muitos pais leigos, pois acreditam que a musculação atrapalha o desenvolvimento.
Esta insegurança sem fundamento, foi devido aos primeiros estudos realizados, que afirmavam não ser seguro a prática da musculação por adolescentes.
Em 1985, a National Strength and Conditioning Association (NSCA) – AssociaçãoNacional de Força e Condicionamento, recomendou que crianças nunca deveriam trabalhar com cargas máximas, antes da puberdade.
Em 1990, a American Academy of Pediatrics (APP) – Academia Americana de Pediatria, também recomendou que os adolescentes deveriam evitar o treinamento da musculação, até que atingisse sua altura máxima, estimando por volta de 15 anos, para ambos os sexos.
Os estudos maisantigos constantemente questionavam a segurança e eficiência de um treinamento de força para essa faixa etária, mas novas evidências têm indicado que tanto crianças quanto adolescentes podem aumentar a força muscular em consequência de um treinamento de força (GUY & MICHELI, 2001; FAIGENBAUM et al, 1999 apud FISCHER...).

A partir dos anos dois mil, estes institutos anteriormente citados, e outrosque mantinham a mesma ideologia, revisaram suas posições, e buscaram fundamentações em pesquisas à especialistas, passando então a recomendar a prática da musculação como condicionamento físico para crianças e adolescentes.

2.1. Riscos da musculação na adolescência

Como em qualquer exercício físico, a musculação tem seus riscos, apesar de ser praticamente nulos.
No entanto, alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculação na adolescência
  • Musculação na Adolescência
  • Musculação na adolescencia
  • Musculacao na adolescencia
  • Efeitos da musculação na adolescência
  • Riscos e benefícios da musculação na infância e na adolescência
  • Parecer técnico sobre o treinamento de musculação durante a infância e adolescência
  • Musculação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!