Musculação na adolescencia

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2012
Curso de Educação Física ( Perído I – Turma EDF. MN A )
Aluna: Daniela Cynthia dos Santos Vieira de Vasconcelos

Musculação na adolescência - Riscos e Benefícios

(Recife, 2012)
Sumário

Musculação na adolescência - Riscos e Benefícios 3
Benefícios da Musculação para adolescentes 3
Principais resultados positivos4
Crescimento e maturação 4
Considerações Finais 5
Referências 6

Musculação na adolescência - Riscos e BenefíciosA musculação para adolescentes ainda é um tema controverso para muitos profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos. A causa dessa controvérsia deve-se justamente ao fato de alguns desses profissionais estarem desatualizados com relação a esse tema, pois nos últimos anos muitas pesquisas têm demonstrado os verdadeiros efeitos de um programa de força para adolescentes. Os estudosmais antigos constantemente questionavam a segurança e eficiência de um treinamento de força para essa faixa etária, mas novas evidências têm indicado que tanto crianças quanto adolescentes podem aumentar a força muscular em conseqüência de um treinamento de força. Os riscos de um treinamento de força bem orientado e individualizado são praticamente nulos (BLINKIE, 1993), já que nenhum tipo de lesãofoi reportado em estudos supervisionados de forma competente, ou seja, estudos bem delineados, conduzidos por instrutores qualificados e planejados de forma específica para a idade. (FAIGENBAUM, et al., 2003).
Algumas associações internacionais bem conceituadas até já emitiram parecer favorável à prática da musculação em adolescentes como um exercício eficaz e seguro quando bem orientado. Ébom salientar que essas associações são de porte INTERNACIONAL “A”, e apenas publicam artigos após os mesmos serem aprovados por comitês de ética rigorosos.

Benefícios da Musculação para adolescentes

A maioria dos adolescentes podem se beneficiar com os programas de treinamento de força, no que diz respeito à melhora do condicionamento físico e desempenho nos esportes ou para reduzir aprobabilidade de lesões em atividades esportivas ou recreativas (FLECK & KRAEMER, 1997).
Um programa de exercício eficiente e seguro é necessário para tratar doenças crônicas (ex. obesidade) na infância e o treinamento de força tem sido adotado como forma segura e eficaz nos programas para redução de peso em crianças e adolescentes. O desenvolvimento ósseo das crianças também é afetadopositivamente em função do treinamento com pesos. Quantidades aumentadas de fibras colágenas e sais inorgânicos são depositados nos ossos como resposta a tensão muscular, coeficiente de tensão e compressão. Essa melhora da densidade óssea pode ser importantíssima na prevenção da osteoporose, já que um aumento na ordem de apenas 5% da densidade mineral óssea pode diminuir os riscos de fraturasem idades avançadas em até 25%
Principais resultados positivos

Aumento da força e resistência muscular; Melhora do desempenho esportivo; Prevenção de lesões nos esportes e também em atividades recreativas; Reabilitação de lesões; Melhora da composição corporal, com diminuição da gordura corporal, podendo dessa forma prevenir e tratar a obesidade infantil; Aumento da densidade mineral óssea;Aumento da capacidade cardiorespiratória; Diminuição de lipídios sanguíneos; Melhoria do bem estar psico-social.

Crescimento e maturação


Um crescimento ideal e a maturação sexual dependem do potencial genético, estado nutricional e uma série de hormônios responsáveis pela maturação e crescimento esquelético.A prática de musculação não favorece alterações na produção de nenhum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musculação na adolescência
  • Musculação na Adolescencia
  • Musculação na Adolescência
  • Musculacao na adolescencia
  • Efeitos da musculação na adolescência
  • Riscos e benefícios da musculação na infância e na adolescência
  • Parecer técnico sobre o treinamento de musculação durante a infância e adolescência
  • Musculação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!