Muro Gabiao

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Gabião
Esta é uma tecnologia centenária que foi desenvolvida no final do século XIX pelos italianos, com o objetivo de proteger a margem de um rio perto da cidade de Bolonha. Na altura a solução adotada foi de encher uma simples rede de aço, em forma de sacos, com uma pedra britada que se encontrava relativamente perto do local da intervenção.
A idéia surgiu copiando o que os soldados faziamnas batalhas que ocorreram na segunda metade do século XIX na Europa. Os soldados enchiam, perto das trincheiras, cestos de vime com terra. Um sistema rápido e eficaz para se protegerem dos tiros da artilharia inimiga. as obras em gabiões foram consideradas durante muito tempo como obras provisórias ou de recurso. A palavra provém do italiano gabbione, aumentativo de gabbia, que significa «gaiolaOs gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas são utilizados em estabilização de taludes, obras hidráulicas e viárias.

Principais usos dos Gabiões:
Proteção de margens de cursos d’água;
Proteção dos pés de pilares e do encontro de aterroscom pontes contra a erosão;
Obras auxiliares nas grandes barragens;
Obras marítimas: construção de cais, espigões e proteção de praias;
Controle da erosão de solos;

Vantagens

Adaptação ao contorno do terreno.
Fácil geometria e desenho.
Resistem a ruptura e separação, devido à flexibilidade de sua construção de malha de arame. Eles podem suportar pancadas de onda e fluxo repetido, semdesintegração.

O cascalho e pedras usados ​​na construção de gabiões são naturais, não causam grande intervenção no ambiente e pode suportar anos de desgaste por erosão da água.
O arame galvanizado utilizado na malha resiste à corrosão e ferrugem 

Uma boa  devido ao seixo e cascalho utilizados na sua construção a permeabilidade permanece boa , permitindo drenagem natural suficiente.Desvantagens
Estruturas Gabião sofrem com a reputação de ser feio , não parecem naturais, contrastando em ambientes de rio, lagoa e praia

Se as rochas localizadas na parte de baixo do cesto de metal desgastarem ou deslocarem, toda a parede tem de ser desmontada para se atingiu a área danificada

Embora ofereçam uma boa opção econômica para a maioria das aplicações, exigem equipamentospesados ​​para sua construção e grande quantidade de mão de obra.

Deve ser inspecionado em uma base regular para garantir a sua integridade. Eles também devem ser inspecionados e avaliadas imediatamente após qualquer tempestade, com um fluxo maior que o normal. 

Podem ser encontrados em três formatos: caixas, colchões, sacos; em diferentes tamanhos.


Gabião caixa


Os gabiões tipocaixa são estruturas em forma de prisma retangular fabricadas com malha hexagonal de dupla torção produzida com arames de baixo teor de carbono revestidos com PVC.

são subdivididos em células por diafragmas cuja função é reforçar a estrutura. Toda a malha, com exceção dos diafragmas, é reforçada em suas extremidades por arames de diâmetro maior que o da malha para fortalecer os gabiões e facilitarsua montagem e instalação.

Os gabiões caixa permitem o levantamento de estrutura geométrica, em cor com os projetos e com bom grau de acabamento de perfeição. Na face do paramento externo da estrutura em gabiões caixa são colocados gabaritos de sarrafos.





Gabiões manta ou Colchões Os Colchões Reno são estruturas retangulares caracterizadas por sua grande área e pequena espessura,fabricados com malha hexagonal de dupla torção produzida com arames de baixo teor de carbono e protegidos adicionalmente, por una camada continua de material plástico (aplicada por extrusão).
São subdivididos em células por diafragmas de parede dupla, espaçados em intervalos regulares. Sua base, paredes laterais e de fechamento (extremidades) são formadas a partir de um único pano continuo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Muro de Gabiao
  • Muro de gabiao
  • Gabião
  • GABIÃO
  • Muros
  • O Muro
  • entre os muros
  • OS MUROS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!