Muro de contenção e parede diafragma

Páginas: 18 (4261 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ETEC TEREZA APARECIDA CARDOSO NUNES DE OLIVEIRA

Letícia Souza

MÉTODOS DE CONTENÇÃO E PAREDES DIAFRAGMA

SÃO PAULO
2012
ETEC TEREZA APARECIDA CARDOSO NUNES DE OLIVEIRA

MÉTODOS DE CONTENÇÃO E PAREDES DIAFRAGMA

MONOGRAFIA ORIENTADA PELOS PROFESSORES FIDELIS PRATES E ELIANA CARDOZO. COM O INTUITO DE EXPLORAR MAIS SOBRE AS RIQUEZAS E VARIEDADES DOS PRINCIPAIS MÉTODOS DE CONTENÇÃO QUENOS ENVOLVE NO DIA A DIA.

SÃO PAULO
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS......................................................................................................01
RESUMO.......................................................................................................................02DESENVOLVIMENTO...................................................................................................03
CONCLUSÃO................................................................................................................22
BIBLIOGRAFIA..............................................................................................................23

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de mostrar a variedade de métodos de contenção, (muros de Gravidade - que consiste emAlvenaria e pedra, Concreto ciclópico, Gabião, Sacos de solo-cimento, Muros de pneu, Flexão, Flexão com contrafortes e Crib-walls - Solo Grampeado, Cortina Atirantada e Terra Armada) que um engenheiro pode escolher sobre um determinado terreno e suas condições físicas.
Demos um foco às paredes diafragma por ter sido um grande avanço tecnológico, pelo fato de serem construídas por grandesequipamentos mecânicos e tornar o local de construção muito mais resistente, abrindo oportunidade para mais tipos de obras.
E também sobre os parâmetros e dados para cálculo de contenções que para ser definido, selecionado e calculado qual sistema de contenção será utilizado, é preciso conhecer alguns parâmetros e dados importantes do local onde será executada essa obra, no qual iremos citar.DESENVOLVIMENTO

1. MÉTODOS DE CONTENÇÃO
As estruturas de contenção de terra foram criadas para possibilitar a modificação de uma topografia já existente, para um plano que atenda a necessidade e fins que seja preciso, não prejudicando as áreas próximas e ambientes já existentes em torno do local onde será executado o empreendimento, seja ele um talude de um cursode água, de uma estrada, encosta de área urbana, ou para prevenir ou corrigir a ocorrência de instabilidade de solos e rocha.
A fase de contenção sempre representa um alto custo para as obras e em alguns casos esse custo acaba sendo maior do que a própria obra, ou bem próximo disso, podendo variar de acordo com a necessidade.
1.1 PRINCIPAIS MÉTODOS DE CONTENÇÃO:1.1.1 Muros de Gravidade: são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m. Os muros de gravidade podem ser construídos de pedra ou concreto (simples ou armado), gabiões ou ainda, pneus usados.
• Alvenaria e pedra: Os muros de alvenaria depedra são os mais antigos e numerosos. Atualmente, devido ao custo elevado, o emprego da alvenaria é menos freqüente, principalmente em muros com maior altura.

(Figura 1 – Ilustração de muro de alvenaria de pedra)

* Concreto ciclópico: Estes muros são em geraleconomicamente viáveis apenas quando a altura não é superior a cerca de 4 metros. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Devido à impermeabilidade deste muro, é imprescindível a execução de um sistema adequado de drenagem.
(Figura 2 – Muro de concreto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parede diafragma
  • Parede diafragma
  • PAREDE DIAFRAGMA
  • Parede Diafragma
  • Parede Diafragma
  • PAREDE DIAFRAGMA
  • Paredes diafragma
  • Muros de contençaõ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!