murilo

Páginas: 3 (647 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
• O que contempla a gestão de estoque?
Atualmente, muito se fala sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como gestão de estoques.

Muitas empresas buscam manterestoques mínimos para tentarem obter vantagem competitiva no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso emforma de estoques. Mas, será que essa é a melhor solução? Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seucliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los. Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso dofornecedor, a empresa terá sua imagem denegrida junto ao mercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque desegurança.
 Definição do objetivo
Para justificar a importância da gestão de estoque estratégica tem que compreender a importância e a dimensão que o estoque ocupa dentro das organizações, paraisto o estudo apresenta linhas de pensamentos de alguns autores, que busca definir com clareza o elemento estoque.
Segundo Corrêa (2001), estoque é um elemento gerencial essencial na administração dasempresas. Para ele existem vários tipos de estoques, sendo descrito por Dias (1993) os tipos de estoques encontrados em uma indústria são:
Matérias-primas: são materiais necessários para a produção,pode-se dizer que a matéria-prima é todo material que é agregado ao produto final, seu consumo é proporcional ao volume da produção Toda empresa de algum modo tem um estoque de matéria-prima;Materiais em processo: são os materiais usados no processo de fabricação dos produtos, geralmente esses materiais estão parcialmente acabados, mas adquire outra(s) caraterística(s) no fim do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Murilo
  • Murilo
  • Murilo
  • Murilo
  • Murilo
  • Murilo
  • Murilo
  • murilo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!