mundo

Páginas: 3 (668 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2014
Filosofia
Metafisica busca a essência das coisas. Desde a Antiguidade, com Aristóteles, a metafisica é definida como “ciência do ser enquanto ser” pois a mesma usa o “ser” como objeto de estudo.
Oque é o ser? O ser é tudo aqui que existe, por exemplo, um homem, um pássaro e uma pedra. Nesse sentido o termo mais adequado serie ente. O ente normalmente possui algo que os diferencia, umacaracterística própria, pois não conseguimos confundir um homem com uma mesa ou um pássaro. Eles possuem algo essencial que os diferencia. Portanto, o termo ser também pode ser descrito como aquilo que umacoisa é ou tem que lhe é próprio e o difere de outros seres.
Problemas da realidade
Os primeiros filósofos procuravam descobrir a origem, o proposito e a finalidade de cada ser, eles procuravam a suaessência. Desse modo, acabaram sendo criadas alguns dos conceitos centrais da filosofia, mostrados a seguir:
a) Substância: Ao buscar a natureza essencial, estamos buscando a substância. Nametafisica fala-se a respeito da substância de qualquer coisa: dos corpos, dos pensamentos, das falas e até de Deus. O conceito de substância se opõe ao de acidente pois este se refere a aquilo que faz partede um ser, mas sem isso o ser continua sendo o que era. Como por exemplo, o tamanho de um triângulo é um acidente, pois se o tirarmos ele continuará sendo um triângulo.
b) Devir ou Vir a ser: Sãotermos que se referem ao processo de transformações dos seres e das coisas a medida que o tempo evolui. Nesse caso, a essência da realidade seria a impermanência, pois varia.
c) Causa e Causalidade: Oprincipio de causalidade fala que todo fenômeno tem uma causa. Ao olharmos o mundo e seus fenômenos, buscamos descobrir as causas.
d) Fim e Finalidade: No finalismo, o fim assume o lugar deprincipio explicativo para a existência. As doutrinas finalistas ou teleológicas são comuns nas religiões e praticamente ignoradas na ciência.

Visão do mundo através da história
I. Cosmogonia: Fala...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mundo
  • o mundo
  • Mundo
  • mundo
  • Mundo
  • Eu no mundo
  • mundo
  • Eu e o Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!