Mundo grego

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
O Mundo Grego

A história da Grécia, como de outras civilizações, foi fortemente condicionada pelo ambiente geográfico. A península Balcânica e muito recortada e cercada por centenas de ilhas - tanto no mar Egeu, no mar Jônio e no mar Mediterrâneo. O seu relevo é muito montanhoso e com um solo árido. Em decorrência disto, os gregos irão atribuir uma enorme importância às atividades mercantis. Osolo e o clima auxiliam o desenvolvimento da cultura de oliveira, de vinho e ao pastoreio ( cabra e ovelha). Para suprir as necessidades de sua população, os gregos irão se dedicar ao comércio marítimo, resultado o processo de colonização.

Dos povos do mundo antigo, os helênicos foram os que melhores refletiram o espírito do homem ocidental. A idéia de liberdade, o racionalismo, o conceito decidadania, a filosofia e as bases da ciência moderna surgiram como glorificação grega ao espírito humano. O processo histórico da civilização Helênica está assim dividido:

2.Período Homérico - século XII a.C ao século VIII a.C.
3.Período Arcaico - século VIII a.C ao século VI a.C .
4.Período Clássico - século V a.C ao século IV a.C.
As características de cada período serão analisadas aseguir.
1.Período Pré-Homérico - século X a.C ao século XII a.C .

Período Pré-Homérico. Do povoamento da península Balcânica à Primeira Diáspora.

A península Balcânica já era habitada pelos pelasgos desde o final do período Neolítico. À partir de 2000 a.C., povos de origem indo-européia - os Helenos - começam a entrar na região. Os helenos eram uma mistura de raças que falavam uma língüa defiliação indoeuropéia e possuiam essencialmente a mesma cultura.

Os primeiros helenos foram os Aqueus que dominaram as cidades de Micenas, Tróia, Tirinto e, por fim, conquistaram a ilha de Creta. Com o domínio aqueu sobre Creta originou-se a Civilização Micênica.

A seguir, nova onda de helenos sobre a península, desta feita são os chamados Jônios e Eólios, que se fixaram na Ática e na ÁsiaMenor.

A última leva foi a dos Dórios ( 1200 a.C. ) que se estabeleceram no Peloponeso. Possuindo armas de ferro, os dórios arrasaram as principais cidades da Hélade, provocando uma onda de horror e destruição, causando uma dispersão dos povos para fora da península - a chamada Primeira Diáspora grega e um regresso na organização social, econômica e política das comunidades. Como conseqüência desteretrocesso resulta a formação do SISTEMA GENTÍLICO.

A Primeira Diáspora ocorreu em direção às ilhas do mar Egeu e à Asia Menor.

Período Homérico. O sistema gentílico e a sua crise.

A principal fonte histórica para a compreensão deste período têm sido os poemas épicos Ilíada e Odisséia , atribuídos à Homero. Ao que tudo indica, as obras foram escritas em momentos diferentes, sendo que aIlíada descreve a Guerra de Tróia e a Odisséia narra as peripécias do astuto Ulisses, em sua viagem de volta para Ítaca após a Guerra de Tróia.

Com a invasão dos dórios, há um acentuado declínio da organização social, que retrocedeu à formas muito simples. Formaram-se os GENOS que eram grupos de parentes consangüíneos, descendentes de um mesmo antepassado.

Os genos constituíam uma unidadeeconômica, social, política e religiosa. A seguir as suas principais características:

ECONOMIA: de consumo, ou seja, auto-suficiente; os bens de produção eram coletivos; predomínio da agricultura e ausência da propriedade privada.

SOCIEDADE: uma relativa igualdade social em virtude da ausência da propriedade privada.

POLÍTICA; o exercício do poder político estva com o paterfamilias (opatriarca) responsável pelo culto dos antepassados.

Com o passar do tempo, a comunidade gentílica começa a enfrentar problemas, sendo que o principal será o crescimento demográfico. Este crescimento demográfico um enorme desequilíbrio econômico, pois a produtividade agrícola continua a mesma. Tal situação provoca uma onda de fome, miséria e epidemias.

Com estes problemas a serem solucionados, tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O mundo grego
  • O mundo grego
  • O mundo Grego
  • Mundo Grego
  • Mundo grego
  • Mundo grego
  • mundo grego
  • mundo grego

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!