Mundo biploar

4288 palavras 18 páginas
Em setembro de 1939, teve inicio a Segunda Guerra Mundial que,até 1941,ficaria restrita á Europa e á Ásia .Em dezembro daquele ano,os japoneses atacaram a base militar norte-americana,no Havaí,em Pearl Habor,e os EUA entraram na guerra ao lado dos seus aliados contra os países do Eixo.

Os EUA usufruíram de uma grande vantagem sobre a URSS:foi a única nação que,dentre as potências beligerantes,que não sofreu em seus território ,danos da guerra.Os conflitos militares jamais foram travados em seu território(com exceção ao ataque de Pearl Habor),preservando-se ,dessa maneira,sua agricultura,comércio e indústria.
Essa posição possibilitou ainda mais seu desenvolvimento tecnológico-industrial,seu parque industrial e de suas terras saíram os produtos para abastecer as tropas aliadas.Em pouco tempo,eles se tornaram a primeira nação na aviação e,em forças terrestre e navais.
A União Soviética liderava o bloco socialista, exercendo grande influência nos países do Leste Europeu, em algumas nações da Ásia e da África, além de Cuba, na América Central. Já os Estados Unidos destinaram créditos para a reestruturação de países envolvidos na Segunda Guerra Mundial (Itália, França, Reino Unido, etc.), além de exercerem grande influência no continente americano, na África, na Ásia e Oceania.
Esse jogo geopolítico para demonstrar a supremacia entre as superpotências de ideologia política diferente interferiu na política de vários países, entre os acontecimentos desencadeados durante esse processo estão:
- Divisão da Alemanha em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista);
- Financiamento de conflitos armados entre diferentes grupos étnicos na África;
- Guerra do Vietnã;
- Guerra da Coreia – Coreia do Sul (capitalista), Coreia do Norte (comunista);
- Financiamento por parte dos Estados Unidos para o golpe militar no Chile;
- Financiamento estadunidense para a ditadura militar no Brasil;
A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no

Relacionados