MUNDO AZUL, “A ESCOLA COMUM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO”.

Páginas: 37 (9007 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

RAKEL KENIA NUNES










MUNDO AZUL,
“A ESCOLA COMUM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO”.












Rubiataba
2012

RAKEL KENIA NUNES









MUNDO AZUL,
“A ESCOLA COMUM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO”.







Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte doParaná, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Orientador: Okçama Battini
Tutor Eletrônico: Karina Sosigan da Silva
Tutor de Sala: Gilvania Lucia Terra de Oliveira Lima






Rubiataba
2012













A escola não pode tudo, mas pode mais. Pode acolher asdiferenças. É possível fazer uma pedagogia que não tenha medo da estranheza, do diferente, do outro. A aprendizagem é destoante e heterogênea. Aprendemos coisas diferentes daquelas que nos ensinam, em tempos distintos, (...) mas a aprendizagem ocorre, sempre. Precisamos de uma pedagogia que seja uma nova forma de se relacionar com o conhecimento, com os alunos, com seus pais, com a comunidade, com osfracassos (com o fim deles), e que produza outros tipos humanos, menos dóceis e disciplinados.

(ABRAMOWICZ, 1997)

























Dedico este trabalho, A Deus todo poderoso e Nossa Senhora Aparecida que nos concedeu forças e persistência que possibilitaram a concretude destetrabalho, ao meu esposo Vanderlei e aos meus filhos, Fellipe e Victor, que tanto amo.
Vocês são a Luz da minha vida.
AGRADECIMENTOS


Agradeço primeiramente a Deus por tudo. Por toda a coragem, luz, determinação e força na escolha da direção correta a tomar e por dar-me a oportunidade de conhecer tantas pessoas boas que tem cruzado o meu caminho ultimamente. Agradeço a Ele todas as vitórias econquistas alcançadas durante a minha vida.

Agradeço à minha avó Celenita Queiroz (vó Nita), e a minha mãe Maria das Graças (Lia), que de uma forma muito especial me conduziu até aqui, dando-me as bases necessárias para alcançar felicidade e sucesso durante a vida. A nossa união permanecerá inabalável por toda a vida.

Ao meu marido Vanderlei, um agradecimento todo especial por estar sempre aomeu lado, me proporcionando carinho e amor, irrestritos. Obrigada por ser quem és – meu amigo e fiel companheiro. Que Deus nos abençoe nesta caminhada e que juntos trilharemos por toda vida. Amo-te muito!

Aos meus filhos, Fellipe e Victor pelo apoio, amizade e por compreender minhas ausências quando necessário. Vocês são o maior presente que Deus poderia ter me dado nesta vida. Amo muito vocês.Às minhas amigas inseparáveis: Rosa, Darla, Leidiane, Eliana, Débora, Lia, Liandra e Huga que de uma forma muito ativa deram um toque especial aos nossos três anos e meio de faculdade. Saudades e lembranças inesquecíveis ficarão de uma amizade verdadeira.

A minha orientadora, Okçama, que me auxiliou com a realização e finalização desta etapa. a minha tutora eletrônica, a tutora de salaGilvania, a coordenadora do polo Cecília e a todos os professores, que de forma indireta colaboraram para a conclusão de mais uma etapa de minha vida! Enfim, a todos que de alguma maneira contribuíram para a execução desse trabalho, seja pela ajuda constante ou por uma palavra de amizade. Muito obrigada!


NUNES, Rakel Kenia. MUNDO AZUL, “A ESCOLA COMUM E INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO”. 2012. 36.trabalho de conclusão de curso (graduação – pedagogia) – sistema de ensino presencial conectado, universidade norte do paraná, Rubiataba, 2012.
RESUMO
Este artigo aborda a problemática da inclusão dos alunos autistas na escola regular. Ao longo do tempo a inclusão educacional foi se transformando em um direito dos alunos portadores de deficiência, mas é possível observar que ainda não se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autismo: A inclusão de alunos na escola regular
  • A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM
  • A inclusão do aluno com deficiência na escola comum
  • A inclusão do aluno com deficiência na escola comum
  • Inclusão do aluno com deficiência na escola comum
  • A inclusão do aluno com deficiência na escola comum deficiência mental
  • Inclusao De Alunos Com Autismo 1
  • Inclusão aluno surdo escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!