Mundialização

Páginas: 5 (1120 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
MUNDIALIZAÇÃO, REGULAÇÃO E DEPRESSÃO LONGA

1. Internacionalização, regulação e crises
A fase de bom funcionamento, afinal muito breve, da regulação fordista situa-se, grosso modo, desde o fim da reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, até a morte do sistema de Bretton Woods. Corresponde à fase, igualmente muito curta, em que predomina a internacionalização multidoméstica. Esse períodocaracteriza-se por um regime internacional relativamente estável, tendo como pivôs o sistema de paridades fixas entre as moedas e a difusão do modelo fordista de produção e consumo de massas, a partir dos EUA. (...) No que diz respeito ao movimento de internacionalização, os fluxos de IED já são significativos. (...) O IED assume a forma de “filiais intermediárias”, cuja oferta destina-seprioritariamente ao mercado interno dos países de acolhida, com alguma exportação complementar para a área tradicional de comércio exterior desses mesmos países.
Durante esta fase, as relações políticas entre as classes sociais e o grau de efetiva soberania que os governos possuem asseguram o respeito das multinacionais a certas convenções e formas de relacionamento correspondentes à relação salarial“fordista”, bem como sua colaboração visando a certos objetivos de política econômica nacional — o equilíbrio da balança comercial, por exemplo.E vários fatores irão contribuir para uma reversão do quadro: rigidez das estruturas industriais oligopolistas no plano nacional; crise de todas as determinações da relação salarial fordista; crise fiscal do Estado e questionamento da amplitude assumida pelosgastos públicos; deterioração das relações constitutivas da estabilidade do regime internacional.
Uma das características marcantes do período imediatamente posterior à recessão de 1974-1975 foi uma taxa de crescimento do IED muito superior à do investimento doméstico, pois as grandes companhias buscavam uma saída para a queda de rentabilidade do capital, para a saturação da demanda de bens deconsumo duráveis e para a contestação dos trabalhadores, na deslocalização acelerada de suas operações. Ao começarem a dissociar seu próprio destino daquele de sua economia de origem, os grupos contribuem para enfraquecer o quadro da economia do Estado nacional, e não para restaurar o círculo virtuoso da acumulação segundo as modalidades da regulação fordista.
2. A dívida privada do Terceiro MundoDepois que foi forjada, juntamente com o mercado de eurodólares, uma liberdade de ação quase total em relação ao enquadramento do crédito pelos bancos centrais, é que o sistema bancário internacional pôde incentivar os países em desenvolvimento a contraírem junto a esse mesmo sistema, a partir de 1975, uma enorme dívida privada. O endividamento agravou, de forma qualitativa, a incapacidadedesses países de se contraporem aos fatores que, de resto, iam no sentido de uma “desconexão” do sistema internacional de intercâmbio comercial.

3. A destruição das relações que garantiam estabilidade e crescimento
Três formas institucionais asseguraram a estabilidade e expansão da acumulação capitalista por 25 anos (de 1950 a 1975):
1. O trabalho assalariado como forma predominante deinserção social e de acesso à renda;
2. Criação, a nível monetário e financeiro, de um ambiente monetário internacional estável;
3. A existência de Estados dotados de instituições suficientemente fortes para impor ao capital privado disposições de todo tipo e disciplinar o seu funcionamento.
Estas três séries de relações e formas institucionais foram todas, senão destruídas, pelo menos seriamentedanificadas, por que...
a) O modo de produção dominante mostra à luz do dia, de forma cotidiana, sua incapacidade de gerir a existência do trabalho assalariado como forma predominante de inserção social e de acesso à renda;
b) O sistema, pela primeira vez em toda a sua história, confiou completamente aos mercados o destino da moeda e das finanças, nas condições e com as conseqüências já vistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mundialização
  • Mundialização
  • Mundialização
  • Mundialização
  • mundialização econômica
  • A globalização e mundialização
  • Mundialização economica
  • Mundialização do capital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!