Mundialização financeira

Páginas: 27 (6503 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
A Mundialização Financeira Como Ofensiva Do Capital

Nailsa Maria Souza Araújo

Deixei por último para tratar da mundialização financeira da economia capitalista pela razão inversa de sua importância na articulação complexa das estratégias ofensivas de saída da crise do capital e de retomada da lucratividade. Assumo o termo mundialização, em detrimento do conceito de globalização,porque, como assegurou Chesnais (1996), este é utilizado como um embuste ideológico para mascarar a nova configuração do capitalismo mundial e os mecanismos que comandam seu desempenho e sua regulação.
Tomo como suposto da argumentação que farei aqui, uma afirmação de Harvey (2005). Ele diz que, se pretendemos encontrar algo verdadeiramente peculiar na situação atual do capitalismo“deveremos concentrar nosso olhar nos aspectos financeiros da organização capitalista e no papel do crédito” (p. 184). E mais, se nos perguntamos pelas possibilidades de estabilização da ordem capitalista, “é nos domínios das novas rodadas e formas de reparo temporal e espacial que é mais fácil encontrar elementos” (idem) para respostas.
Tendo como suporte aquelas afirmações e as digressões deChesnais (1996, 2005), observa-se que uma das características centrais da atual configuração da economia capitalista é o aparentemente incontrolável poder das finanças, ou do capital portador de juros[1]. Essa hipertrofia da esfera financeira tornou-se possível por causa da derrubada do sistema de Bretton Woods (padrão ouro-dólar) e seu regime de câmbio fixo e de relativa subordinação das instituiçõesfinanceiras e do capital de empréstimos às necessidades do investimento industrial (Chesnais, 1996, p. 250), advindas do pós-guerra.
Em vista do advento da crise, o capitalismo tardio investe na implantação de um conjunto de medidas, ainda nos anos 70, oriundas do Reino Unido e do governo norte-americano, para criar um sistema contemporâneo de finanças liberalizadas e mundializadas, apartir do qual questiona a tradicional função dos bancos no ambiente financeiro e repassa a dominação deste para os mercados e novos sistemas financeiros criados para aí atuar (idem, p. 258).
Porém, devemos nos perguntar: de onde advém essa massa de capitais que passam a atuar na esfera financeira agora liberalizada e dinamizada? Chesnais (2005) destaca que a origem deste capital portador dejuros está na centralização dos lucros não reinvestidos das empresas, e na centralização das rendas não consumidas pelas famílias, especialmente os planos de previdência privados e a poupança salarial, que formaram o trampolim de uma acumulação financeira de grande dimensão.
Esta centralização foi realizada por instituições especializadas cujas estratégias estão inteiramente submetidas àmaximização de uma nova grandeza, dentre as quais se destacam os fundos de pensão, os fundos mútuos, as companhias de seguros, e os bancos que administram sociedades de investimentos (p. 36). Mas seria impensável e estaria fadada ao fracasso, essa estratégia, sem a decisão dos Estados nacionais mais poderosos de “liberar o movimento dos capitais e desregulamentar e desbloquear seus sistemasfinanceiros” (p. 35).
Esse desenvolvimento sem precedentes do setor financeiro é fruto de um processo de média duração que, segundo CHESNAIS (2005), percorreu as seguintes fases:
1) de recomeço, tendo os EUA dos anos 50 e a Europa dos anos 60 como cenário. Os estoques financeiros aparecem como subproduto da acumulação industrial do período da idade de ouro, a partir do qualfoi criada uma base de operação para o capital portador de juros, com o nascimento do chamado “mercado de eurodólares”, sediado em Londres e onde se concentraram lucros não investidos na produção e não repatriados pelas firmas internacionais. A partir da crise nos anos 70, acelera-se o afluxo de recursos para este mercado financeiro;
2) de reciclagem dos petrodólares, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A mundialização financeira
  • Mundializaçao Financeira incom
  • A globalização produtiva e a globalização financeira no processo de mundialização da...
  • Mundialização
  • Mundialização
  • Mundialização
  • Mundialização
  • Mundialização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!