mumificação

Páginas: 3 (562 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
A mumificação, técnica empregue para preservar o corpo para além da morte, foi praticada não só pelos antigos egípcios como no Alasca, nas ilhas Canárias, na Ásia Central, no México, na América doSul, no noroeste Europeu e nos Alpes, e destinava-se tanto a preservar os corpos de humanos como os de animais sagrados (bois, gatos, babuínos, íbis e crocodilos). Os praticantes desta técnicaacreditavam que preservando os restos mortais, também o espírito não se extinguiria.
Nada era mais importante para os egípcios do que alcançar a vida eterna e eles faziam de tudo para chegar até lá. Defeitiços rituais, a embalsamamento e construção de tumbas magnificas, quanto mais dinheiro eles tinham, mais eles gastavam nas suas preparações para a morte. Os egípcios acreditavam que cada pessoa tinha umcorpo físico e um ‘ka’ – uma força de vida que continuava após a morte. Este ka precisaria da mesma sustentação que uma pessoa viva, além de entretenimento e os instrumentos de seu comércio. Todosestes itens eram colocados em sua tumba. Principalmente, o ka precisaria se reunir com o corpo físico, e é por isso que os corpos eram mumificados. Os mortos tinham que se juntar ao seu ka para alcançarvida depois da morte mas, como o corpo físico não poderia fazer a jornada da tumba para o submundo, o ‘ba’ da pessoa, ou personalidade, o fazia. Quando o ba e ka se uniam, eles faziam a jornada finalpara o céu, luz do sol e estrelas, onde os mortos ressuscitavam como um ‘akh’ (ou espírito) e viviam para sempre.
O processo de mumificação:
O processo era realizado por especialistas em mumificaçãoe seguia as seguintes etapas:
1º - O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as vísceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc.). O coração e outros órgãos eram colocadosem recipientes a parte. O cérebro também era extraído. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. Após o derretimento, retirava-se pelos mesmos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mumificação
  • mumificação
  • Mumificação
  • mumificação
  • Mumificação
  • Mumificação
  • Mumificação
  • Mumificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!