Mumias - Biquini Cavadão

7586 palavras 31 páginas
INTRODUÇÃO
Bem aventurados sejam aqueles
Que amam essa desordem
Nós viemos a reboque, este mundo é um grande choque
(Canção “ Múmias”, Biquíni Cavadão)

Enfim, chegamos no século XXI. Um longo caminho percorrido, uma trajetória marcada por processos de mudanças que trazem no seu interior uma nova configuração para a sociedade na mundialização do capital. Sociedade que no contexto atual, presencia transformações em seu cenário, principalmente no que se refere ao mundo do trabalho.

PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0210252/CA

Estamos vivendo em meio a um processo de alterações bastante perversas, que, se assim podemos dizer, decorrem da crise do Capitalismo que mais uma vez tenta recuperar seus padrões de acumulação através de formas de gestão e organização mais flexíveis. Tal crise tem afetado o mundo inteiro, sendo os seus efeitos mais visíveis em países pobres ou chamados Países do Terceiro Mundo, cuja economia caminha associada aos grandes donos do poder e do capital, sendo os mesmos submetidos às pressões e ordens das grandes potências, conforme explicita
SANTOS (1999): “... a nova economia global e a desenfreada concorrência que lhe está associada [...] impõe novas formas de organização do trabalho”. (p.23)
Frente a tal quadro, os países periféricos, como é o caso do Brasil são os que mais sofrem com as mudanças no âmbito do trabalho e do Estado. Esta nova conjuntura implica transformações em todos os níveis, mas, principalmente no que se refere ao trabalho, gerando um processo de mudanças que perpassa diferentes profissões, alterando seus mercados de trabalho, bem como sua significação social.
MOTA (2000) ao descrever tal processo, deixa bem claro o quanto o mesmo é perverso e modifica substancialmente as condições de trabalho dos assistentes sociais: Este processo desenvolve-se em dois planos: um, mais visível e imediato, relaciona-se com questões que afetam diretamente o exercício profissional, como é o caso das alterações no mercado de trabalho e nas

Relacionados

  • Analise da musica Mumias
    1495 palavras | 6 páginas
  • Letras de Musica MPB
    217309 palavras | 870 páginas