Multiplexadores, desmultiplexadores, decodificadores de display de 7 segmentos e conversores a/d e d/a

2270 palavras 10 páginas
SENAI – CETEM “CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA E MANUFATURA MARIA MADALENA NOGUEIRA” Técnico em Eletrotécnica

ELETRÔNICA DIGITAL Decodificador de display 7 Segmentos Multiplexadores Demultiplexadores Conversores A/D D/A

Kaio Henrique

Betim Junho de 2012 1

Kaio Henrique

ELETRÔNICA DIGITAL Decodificador de display 7 Segmentos Multiplexadores Demultiplexadores Conversores A/D D/A

Trabalho apresentado à disciplina de Eletrônica Digital Do curso técnico em eletrotécnica Da instituição SENAI-Fiemg

Instrutor: Raul

Betim Junho de 2012 2

INTRODUÇÂO Circuitos combinacionais tem uma grande importância em nosso cotidiano, pois estão em vários instrumentos e equipamentos que usamos frequentemente. Por isso é essencial sabermos usá-los, conhecendo suas características e aplicações.

3

Decodificador de display 7 segmentos dificador Os decodificadores são componentes dentro da eletrônica que convertem um tipo de código primário em outro código secundário. O decodificador BCD-7segmentos tem uma grande utilidade dentro da 7segmentos eletrônica digital, pela função de converter o código BCD (Binary Code Decimal) de 4bits em um código que é possível a visualização de números no display 7- segmentos.

Dentro do decodificador existem várias portas lógicas que juntas decodificam o BCD para o código do display.

No entanto não necessitamos de montar o circuito acima, pois o mesmo se encontra em circuitos integrados comercialmente disponíveis como: 7445, os 7446, 7447 (ânodo comum) e 7448 (cátodo comum), 74139, 74147, e etc.

4

O display de sete segmentos é constituido por um invólucro com sete leds com formato de segmento, posicionados de modo a possibilitar a formação de números decimais e algumas letras utilizadas no código hexadecimal.

No caso do display led, há dois tipos de alimentação: · Anodo Comum: cada led do display tem como ponto comum o anodo, aonde a alimentação é Vcc (5V). No catodo a alimentação vem do alimentação

Relacionados