Multiplas linguagens

Páginas: 13 (3173 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL






RESUMO



O presente trabalho traz uma idéia de como pode ser organizado o ambiente de trabalho nessa etapa, que atitudes o professor deve ter com a criança nessa fase, por qual caminho deve seguir o planejamento e avaliação na Educação Infantil, resgata também o lúdico como processo educativo,demonstrando que ao trabalhar ludicamente não esta abandonando a seriedade e importância dos conteúdos a serem apresentados à criança, pois as atividades lúdicas são indispensáveis para seu desenvolvimento sadio e para apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilita o desenvolvimento da percepção, imaginação, fantasia e dos sentimentos. A criança através das atividades lúdicas comunica-se consigomesma e com o mundo, aceita e existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.


Palavras-chave: Organização Pedagógica. Importância do Lúdico. Educação Infantil




1 INTRODUÇÃO


A educação passou por grande evolução ao longo dos séculos. Desde o processo educativo até os dias atuais, onde existem várias tendênciaspedagógicas visando pleno desenvolvimento humano. Entre os vários modelos pedagógicos, métodos educacionais e metodologias de ensino aprendizagem existem uma enorme preocupação, como deve ser o trabalho pedagógico na educação infantil? O que fazer para que as crianças se desenvolvam e adquiram competências e habilidades para sua idade? Qual a importância do lúdico no processo Educativo?


Opresente artigo procura conceituar o lúdico, demonstrar sua importância no desenvolvimento infantil dentro da educação como uma metodologia que possibilita mais vida, prazer e significado ao processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que é particularmente poderoso para estimular a vida social e o desenvolvimento construtivo da criança. O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão demundo mais real. Por meio de descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou na formação critica do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.





2 ORGANIZAÇÃODO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


A Educação é um processo que têm objetivos a serem alcançadas, diversas habilidades e competências as quais as crianças devem adquirir em determinado período de tempo. Para alcançarmos metas, precisamos compreender que necessitamos de algumas estratégias que nos auxiliaram nessa caminhada. Citaremos aqui a Organização do ambiente de sala deaula, a dinâmica de trabalho, o planejamento e avaliação.



2.1 ORGANIZAÇÕES DO AMBIENTE NA SALA DE AULA


A falta de organização no ambiente escolar pode desmotivar um aluno em seu processo de ensino e aprendizagem. Para obtermos um processo educativo de qualidade que vise realmente o plano de desenvolvimento do educando, precisamos oferecer um ambiente educativo rico e organizado,como menciona Kramer (2006), que não basta apenas os materiais didáticos adequados, embora esses sejam de extrema importância, é preciso também estar articulados de maneira que favoreça a construção do conhecimento da criança. E se tratando de criança de educação Infantil, apenas o espaço de aula não é o suficiente, elas necessitam do espaço de toda a escola e até mesmo o espaço de fora.Os ambientes da Educação Infantil devem ser seguros, propiciando o deslocamento autônomo das crianças. A sala de aula deve estar organizada de maneira que as crianças tenham acesso aos materiais, como jogos, livros, lápis, giz e brinquedos, os quais a professora pode ir substituindo gradativamente por outros, mas lembrando sempre que a educadora deve interagir com as crianças, questioná-las sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As multiplas linguagens
  • múltiplas linguagem
  • As múltiplas Linguagens
  • Multiplas linguagens
  • Múltiplas linguagens: linguagens artísticas i
  • Paper Multiplas Linguagens
  • Mediação da informação e múltiplas linguagens
  • Alfabetizacao Letramento E Multiplas Linguagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!