multimeios em educação

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E FILOSOFIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA







UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E FILOSOFIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: MULTIMEIOS EM EDUCAÇAO
PROFESSOR: ALANNo artigo tecnologia na educação, o autor Eduardo Chaves enfatiza a tecnologia de forma bem simples e a remete como uma descoberta antiga, devido as nossas varias formas de compreendê-la, a tecnologia é qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar sua vida mais fácil e tranqüila, e algumas tecnologias inventadas pelo homem não são relevantespara a educação.
Segundo o autor as tecnologias que amplificam os poderes sensoriais do homem são relativamente recentes e foram eles que em grande medida, tornaram possível a ciência moderna, experimental. As tecnologias de comunicação existiram há muitos anos atrás como a escrita alfabética, e a imprensa, e hoje as mais novas criações tecnológicas de comunicações são o correio moderno, otelégrafo, o telefone, o cinema, o rádio, a televisão e o vídeo.
O autor coloca que quando se fala em tecnologia na educação as pessoas se limitam apenas em imaginar computadores na sala de aula, sendo que a tecnologia sempre esteve presente na educação, pois o quadro negro ou branco e o giz e o pincel fazem parte de criações tecnológicas, e que um dia o computador poderá está nesta mesma categoria emalguns anos pelo fato de a tecnologia e a necessidade de mudança andar sempre juntas.
No que se refere à educação, aprendizagem e ensino a distancia, o autor ressalta que, educação e aprendizagem são processos que acontecem dentro do indivíduo, mas que o ensino a distancia não é a melhor aplicação da tecnologia na educação hoje e é chamada de educação mediada pela tecnologia, pois para o autor aeducação deve ocorrer de forma natural, com o envolvimento do ser humano com a natureza e com outras pessoas, a troca natural de experiências reais com o mundo cultural. Para ele as tecnologias disponíveis hoje como a internet são sim uma forma muito boa de apoio ao professor, pois através dela ele pode preparar seus materiais, buscar referencia para trabalhar melhor com seus alunos, e até mesmobuscar explicações sobre alguns assuntos e disciplinas.
Eduardo Chaves destaca no texto a diferença vantajosa do ensino a distancia para o ensino presencial, pontuando essas vantagens. Começando pelo alcance do ensino que consegue alcançar milhões de telespectadores no mundo com transmissão de aulas, um número maior do que se o mesmo curso fosse ministrado presencialmente. Destaca a razãocusto/beneficio, a flexibilidade a personalização e individualização. E que o modelo de educação que caracterizará a sociedade da informação e do conhecimento provavelmente não será calcado no ensino, presencial ou remoto: será calcado na aprendizagem. Com isso não será modelo de ensino a distancia, mas, provavelmente um modelo de aprendizagem mediada pela tecnologia.
No segundo momento o autor usa aexpressão “tecnologia na educação” pelo fato de considerá-la mais abrangente e mais precisa do que o termo “informática na educação”, e o termo tecnologia para ele é referido aqui a tudo àquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como em termos de métodos e técnicas, pois ao longo do tempo o homem procurou facilitar sua vida.
A educação a distancia e aprendizagem a distancia sãoconsideradas totalmente inadequadas pelo autor. Sendo que o mesmo prefere o termo ensino a distancia, pois tradicionalmente, fazia-se ensino a distancia através de cartas e de livros, ou seja, com baixa tecnologia. Mas hoje com a tecnologia o ensino a distancia passa a revolucionar, beneficiando e promovendo educação.
Diante deste contexto de que não nos resta duvidas de que a educação pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação e multimeios
  • Portfólio de Educação e Multimeios
  • ava Multimeios Aplicados à Educação
  • Os multimeios aplicados a educação
  • Aula tema 1,2 e 3 Multimeios aplicados a educação
  • Multimeios
  • multimeios didaticos
  • Projeto multimeio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!