Multimeios 2

Páginas: 5 (1030 palavras) Publicado: 23 de março de 2015
INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo de mostrar o processo de ensino e aprendizagem sobre o guia de estudo da disciplina Educação e Multimeios, foi ministrada pela professora Cíntia de Mendonça Borges Botelho e organizado pela professora Conteudistas Darcília Tiahuâna Coimbra Carvalho, foi dividida em IV unidades, contendo também alguns exercícios pertinentes a matéria. O Guia de Estudo foioferecido pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM. Os recursos tecnológicos nos ajudam a elaborar diversos trabalhos importantes no dia a dia; dentre eles os trabalhos escolares, os trabalhos profissionais, além dos momentos de diversão. A tecnologia é empregada nas organizações para reestruturar atividades no trabalho, bem como em nosso cotidiano. Na escola tem o seu potencial amplamenteutilizado por parte de alguns professores. 


A PEDAGOGIA PÓS-MODERNA

A abordagem do desenvolvimento de um curso em formato monolítico não é a única possível. Um outro modo é pensar em cursos como conjuntos de blocos menores, projetados cada um individualmente, e que juntos formam uma unidade maior. Essa idéia, tomada emprestada da programação orientada a objetos, se refere ao processo demodularização e reutilização no processo de desenvolvimento de software. Esse modelo de curso, baseado em objetos de aprendizagens, é caracterizado pela alternativa de se poder criar blocos de conteúdo educacional independentes que forneçam uma experiência educacional para algum propósito pedagógico.
Obedecendo a esse modelo, na produção de componentes didáticos digitais, considera-se o objetos de aprendizagemcomo blocos de conteúdo educacional autocontidos (com uma certa independência de conteúdo), podendo fazer referência a outros blocos, e podendo ser combinados ou sequenciados para formar interações educacionais. Dessa forma o objeto de aprendizagem tem a propriedade de, quando manipulado dentro de um contexto de busca de conhecimento, servir de mediação e facilitação para a formação econsolidação de um saber novo. Uma definição para objetos de aprendizagem pode ser: recursos digitais,  que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Seu  uso pode reduzir o tempo de desenvolvimento, diminuir a necessidade de instrutores especialistas e os custos associados com o desenvolvimento baseado em web.
O objeto deaprendizagem é um instrumento que trás novas possibilidades no desenvolvimento de material a ser usado na educação a distância. A aplicação dos conceitos de modularização e reutilização, tornam mais fáceis a atualização de conteúdos de materiais didáticos, reduzindo tempo e custo de desenvolvimento, testes, documentação e manutenção. Ao considerar a aplicação na Educação do computador, ou qualquer produtotecnológico, é preciso ter claro, e em destaque, que a aprendizagem, a aquisição de um conhecimento novo, só ocorre com o engajamento pessoal do aprendiz.
Nenhuma máquina pode colocar conhecimento em uma pessoa. Ela pode ser usada, para ampliar as condições do aprendiz de descobrir e desenvolver suas próprias potencialidades. Por esse motivo, caracterizar uma ferramenta em si, em vez de, o seu usoadequado, como um recurso didático, é uma impropriedade. Qualquer componente que se queira inserir na educação exige que se tenha um conhecimento de sua aplicabilidade, para definir o que é apropriado no seu emprego em termos de conteúdo, metodologia e objetivos. Inclusive lembrando que o conteúdo de cada disciplina tem características próprias que exigem soluções específicas. É dentro dessequadro que é possível pensar no uso do computador, como um instrumento tecnológico que, se usado adequadamente, pode potencializar as possibilidades do aprender.
Nessa era da informação, o computador, ao ser inserido na economia e na sociedade, mais do que todas as outras inovações tecnológicas, provocou uma avalanche de mudanças como nunca se viu na história das civilizações. Em nenhuma outra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVA AULA 2 MULTIMEIOS APLICADOS A EDUCA O
  • Multimeios
  • multimeios em educação
  • multimeios didaticos
  • Projeto multimeio
  • publicidade multimeios
  • Multimeios didaticos
  • Reserva de multimeios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!