multimatro

423 palavras 2 páginas
Em circuitos em série temos o ohmímetro ligado em paralelo com o circuito para medir a resistência, já para a corrente elétrica, o amperímetro é colocado em série com o circuito, enquanto que para a tensão o voltímetro deve ser colocado em paralelo com cada resistor.

Para circuitos em paralelo, a resistência é medida da mesma forma que em um circuito em série, para a corrente elétrica temos o amperímetro em série com cada resistor e para a tensão, o voltímetro foi colocado em paralelo com o circuito.

Além das observações acima, vale ressaltar que os pequenos erros encontrados na prática com relação à teoria, se devem à tolerância dos resistores, uma vez que algumas medidas não foram exatas, mas foram precisas, estando dentro da variação permitida.(Parte 2 de 2)

Para medir a resistência de um circuito em paralelo o procedimento é análogo ao circuito em série, conforme mostra a figura 6.

Figura 6 - medição da resistência em um circuito em paralelo.

Teoricamente temos que a resistência equivalente é:

Req = 15,3Ω

Como temos uma tolerância de ±5% para cada resistor, o valor da resistência equivalente pode variar entre 14,5 Ω e 16,0 Ω.

Obtivemos na prática a resistência equivalente de 15,5 Ω, o que nos dá um erro de 0,01% com relação ao resultado teórico.

Corrente elétrica:

Para determinar a corrente em cada resistor aplicamos uma tensão de 5V ao circuito. Como os resistores foram posicionados em paralelo, o amperímetro foi colocado em série com cada resistor, como mostram as figuras 7,8 e 9.

Os resultados encontrados na prática foram:

i1=0,05A

Figura 7 - medição da corrente para o resistor R1.

i2=0,05 A

Figura 8 - medição da corrente para o resistor R2.

i3=0,22 A

Figura 9 - medição da corrente para o resistor R3.

Os resultados teóricos, para a corrente elétrica são:

Observamos, então, que ao fazer as medições com o amperímetro, na prática, obtivemos uma

Relacionados