Multilização

321 palavras 2 páginas
Caros alunos,

Hoje tem início o nosso primeiro fórum temático de discussões.

Segue o nosso tema.

Em um mundo globalizado e marcado pela interdependência, os Estados, especialmente aqueles menos poderosos como o Brasil, têm de encontrar meios efetivos para se inserirem no cenário internacional, isto é, para se destacarem internacionalmente. Com base nessas considerações, pode-se afirmar que, desde os anos 90, o Brasil optou por duas diferentes estratégias de inserção internacional: a multilateralização e a regionalização. Desde então, ora se privilegiou uma, ora outra dessas estratégias, em substituição à tentativa de inserção individual, que provavelmente não traria grandes resultados. Com isso, no nosso Primeiro Fórum Temático, convido todos a opinarem sobre os movimentos da política externa brasileira em favor da multilateralização e da regionalização.

Algumas questões para orientar os debates:

1- quais os efeitos de se optar por uma ou outra estratégia de inserção internacional?

2- podemos dizer que, na década de 90, houve prevalência do regionalismo, em especial do Mercosul, como estratégia de inserção internacional do Brasil?

3- Quanto à atual década, seria possível afirmar que nela prevalece ambiente favorável às estratégias de multilateralização em detrimento daquelas de regionalização? 4- Em que medida as instituições (Mercosul, Unasul, ONU, OMC, BRICS, entre outros) interferem nas relações internacionais e podem levar um país como o Brasil a realmente fazer diferença ou a se tornar umglobal player na sociedade internacional?

Pontos como o fim da ditadura militar e opção por regionalismo; participações do Brasil em fóruns multilaterais e organizações internacionais (Rio-92, OMC, ONU, BRICS, Mercosul, Unasul, etc.); suposta vocação para liderança regional do Brasil na América Latina; entre outros, também poderão auxiliar as discussões.

Por fim e lembrando ainda que, a depender da corrente ou pensamento teórico adotado, a questão pode ser

Relacionados

  • Decreto Nº 49
    7519 palavras | 31 páginas