Multiculturaliamo

1609 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO Vivemos em uma sociedade na qual prevalece a diversidade de etnias, culturas, gêneros e questões socioculturais. Por isso, falar de multiculturalismo nos implica, de um modo bem geral, falar das diferenças existentes em nossa sociedade.
Para nos basearmos em algum conceito especifico, pode-se explicá-lo como várias culturas expressadas em um mesmo local sem que haja predominância de uma delas. As bases do multiculturalismo são questionamentos e reflexões sobre a sociedade, ou mais especificadamente, sobre situações. Pelo fato de nos situarmos em uma era globalizada, a qual inclui informação em massa e exclusão de grupos sociais com relação principalmente ao poder financeiro, percebe-se que cada vez mais estão tentando afastar o multiculturalismo do objetivo central de uma sociedade, porque ele justamente impõe que a pluralidade cultural não é um defeito, e sim uma riqueza que deve ser preservada. A teoria multiculturalista tem foco na ideia de que as culturas minoritárias, como negros, índios e homossexuais, são discriminadas, as quais, seguindo a teoria, devem ter reconhecimento publico, e para isso, precisam do apoio das leis. O multiculturalismo é totalmente contra a visão de mundo em que a sociedade branca é a dominadora das demais simplesmente pelo poder aquisitivo e com relação ao passado (especificadamente na época da colonização) e, onde existia grande diferença hierárquica entre brancos e negros. DESENVOLVIMENTO

Multiculturalismo
O multiculturalismo se refere a estudos voltados para as diferentes culturas espalhadas nos lugares do mundo, objetivando a partir da aprendizagem a importância de cada cultura a fim de evitar os conflitos sociais. Podendo também estar voltado à política, quando os grupos como negros, índios, mulheres e outros reivindicam perante as autoridades políticas seus direitos e deveres como cidadãos.
O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a

Relacionados