Multicombustaovil

1060 palavras 5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO PAULO

ENGENHARIA MECATRÔNICA

BRUNO BEGANSKAS
DOUGLAZ RUIZ
DOUGLAS GERMANO
VITOR GODOY
LUCAS GODOY

INSTRUMENTAÇÃO

SÃO PAULO
2013

BRUNO BEGANSKAS
DOUGLAZ RUIZ
DOUGLAS GERMANO
VITOR GODOY
LUCAS GODOY

INSTRUMENTAÇÃO

FMU-SÃO PAULO
2013
Introdução

O principio de funcionamento do queimador multicombustível é baseado em sua totalidade pelo efeito Venturi. O efeito Venturi consiste em um fluido em movimento dentro de um conduto fechado onde diminui sua pressão ao aumentar a velocidade depois de passar por uma zona de seção menor. Na zona de estrangulamento do fluido devido a um canal dimensionado produz se uma aspiração do fluido contido no reservatório. Em poucas palavras o efeito Venturi é obtido através do ar comprimido gerado por um compressor que é estrangulado dentro de um tubo e neste estrangulamento é feito um canal de vazão de dimensão calculada. Nesta vazão forma-se um vácuo que suga o fluido (óleo) do galão de combustível e o mesmo é pulverizado pela ação do ar comprimido junto a um bico atomizador.
Para a execução deste projeto foi preciso importar duas peças de uma fabrica norte americana Delavan Spray Technologies, sendo essas peças um bico atomizador de bronze com angulo de chama de 60º e um adaptador para este bico. Esta união geometricamente desenhada e termicamente tratada unidas formam o escopo inicial do projeto.
O óleo deve ser atomizado pelo bico atomizador, pois somente nesta condição física se torna combustível.
Este forno de fundição de metais não ferrosos foi adaptado com um sensor Termopar ligado a um medidor universal Novus N1100 para averiguar a temperatura do forno com exatidão e incrementado com duas válvulas solenoide para controle de vazão de ar e óleo dentro do sistema, para poder se apresentado na aula de Instrumentação lecionanda pela Professora

Relacionados