Multímetro analogico

Páginas: 8 (1891 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Multímetro analógico
Avaliação do Usuário: / 448
PiorMelhor
Qua, 31 de Março de 2010 17:30
Índice do Artigo
Multímetro analógico
Antes de começar
Utilizando o multímetro
Todas as Páginas O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica.
Com este instrumento de mediçãopodemos comprovar as três grandezas da lei de OHM, como medir a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e ainda testar diversos componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transformadores, leds, transistores e outros.

Conheça as principais funções do multímetro analógico neste artigo.


Em lojas de instrumentos de medição vamos encontrar uma grandevariedade de multímetros analógicos e digitais, portáteis ou de bancada.
Neste artigo vamos descrever sobre os multímetros analógicos utilizados em oficinas de consertos e cursos de eletrônica. Os preços podem variar de acordo com a marca e a quantidade de recursos que cada equipamento tiver, alguns mais comuns com poucas escalas, outros mais completos, com mais escalas, mais sensíveis e precisos.Todos trazem as funções básicas de medição de tensão, corrente e resistência elétrica.


Como funciona o multímetro analógico

Trata-se de um instrumento que possui um ponteiro montado sobre uma bobina móvel, a bobina móvel está fixada no meio de um campo magnético constituído de um imã permanente.
No momento que uma corrente elétrica percore o enrolamento da bobina móvel surge um campomagnético na bobina, que interage com o campo magnético do ímã, dependendo do sentido da corrente elétrica o ponteiro poderá se movimentar para direita ou para esquerda na escala do instrumento.
Quando o instrumento está sem uso, o ponteiro estará em seu ponto de descanso, totalmente a esquerda da escala, ao realizar uma medição o ponteiro deverá se movimentar para a direita na escala. Se amovimentação do ponteiro for para a esquerda entendemos que a polaridade das pontas em relação ao ponto de medição está invertido.
Assim podemos afirmar que o nosso multímetro analógico é polarizado, então devemos tomar o cuidado para sempre utilizar a ponta vermelha no (+) positivo e a ponta preta (-) no negativo ao ponto de medição.




Antes de começar

Antes de começar a utilizar o multímetroanalógico, devemos apronta-lo para o uso, a maioria dos multímetros necessitam de pilhas e baterias para executar certas medições da resistência elétrica.
Dependendo do modelo adquirido, o instrumento poderá utilizar uma ou mais pilhas e baterias, que deverão ser instaladas pelo usuário. Utilize pilhas de qualidade, e troque-as periódicamente para evitar vazamentos e inutilizar o aparelho.
Parainstalar as pilhas no instrumento, retire o parafuso de fixação e remova a tampa na parte posterior. No modelo utilizado é necessário duas pilhas 1.5V e uma bateria 9V, observe a posição correta da instalação.

Em modelos mais comuns é necessário apenas uma pilha para funcionar.



Após instalar as pilhas corretamente feche o aparelho e comprove o seu funcionamento.

Antes de iniciar osteste, verifique se o ponteiro, em sua posição de descanso se posiciona corretamente na marca ∞ (infinito).

Se necessitar de ajuste; com uma chave de fenda gire vagarosamente o parafuso plástico posicionando corretamente o ponteiro na posição de descanso.
Atenção : Ajuste somente se for necessário.


O passo seguinte é verificar se está funcionando corretamente, para isso coloque a chavede funções na posição X10K, encoste as duas pontas de prova, o ponteiro se deslocará para a direita e deverá se posicionar em cima da indicação 0 OHM ( observe na primeira faixa de escalas de cima para baixo), caso contrário, ajuste o botão para que o ponteiro se posicione corretamente.

Agora passe a chave seletora de funções para a posição Ω X1 e novamente ajuste o ponteiro para a posição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medições com o Multímetro Analógico
  • Uso de Multímetro Analógico e Digital
  • Medição de corrente contínua com multímetro analógico
  • Medidas de resistência elétrica através do multímetro analógico e digital
  • multimetro
  • Multímetro
  • Múltimetro
  • Multimetro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!