Muliplicação Vegetativa

1305 palavras 6 páginas
MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA
1. DEFINIÇÃO
São todos os métodos de propagação de mudas, feita a partir de partes vegetativas da planta. isto é, folhas, ramos, raízes.

2. VANTAGENS
a) Obtemos plantas iguais planta-mãe;
b) Prazo mais curto para desenvolver o adulto; e
c) E menos trabalhoso.

DES VANTAGENS
a) Os exemplares conseguidos através da multiplicação vegetativa são menos resistentes doenças (salvo o caso do enxerto); b) Podem trazer microorganismos que parasitavam a planta-mãe. no caso, pragas e doenças; c) Dimiflui a longetividade da planta; e d) Possui sistema radicular menor.

3. MELHOR ÈPOCA PARA FAZER MULTIPLICAÇÃO VEGETATIVA
E a primavera, época que as plantas estão saindo de seu período quiescente (acordando), quando apresentam brotos novos, em geral de cor verde-clara no caule e nas poritas dos ramos velhos.
Na primavera e verão, a freqüência de chuvas é maior, a luz é mais intensa e duradoura, os dias são mais longos, o calor é ideal para acelerar os processos vitais, assim, quando chegar o inverno as plantas terão tido tempo de desenvolver raízes, formar reservas e fortalecer todas as estruturas para suportar os rigores do inverno.
4. TÈCNICAS DE MULTI PLICAÇÃO
4a. Alporquia — Usada para corrigir o crescimento excessivo de certas plantas como Ficus, cuja característica é seu caule mais lenhoso.
Procedimento: a) Faça um corte oblícuo até atingir a parte dura da planta, ou retire um anel completo de 2cm de largura da casca, em torno do caule e enraizar; b) Polvilhe hormônio enraizante. (opcional); c) Enrole uma tira de plástico transparente de forma a obter um saquinho, amarrando-o na base. Encha-o com esfagno ou pó de xaxim, ou mesmo terra escura e fofa. Umedeça o mesmo; d) Feche a outra extremidade do saquinho; e e) Depois de 1 a 2 meses (dependendo da planta), o corte terá enraizado. Corte o alporque com a muda e plante em vaso ou jardim, tomando o cuidado de retirar a embalagem plástica.
4b. Divisão — Usada para divi

Relacionados