mulheres de negócios

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Mulheres de negócio
Empresárias Associadas à Business Professional Women

Autoria: Raquel Santos Soares Menezes, Janete Lara de Oliveira Bertucci


Resumo:
No presente artigo, analisam-se os discursos de “mulheres de negócio” conforme suas histórias de vida relatadas à Business Professional Women (BPW), a Associação das Mulheres de Negócio, uma rede com atuação mundial querepresenta mulheres que se dedicam à atividade empresarial ou atuam como profissionais autônomas.
O objetivo desta análise é levantar alguns pontos de reflexão acerca da representação social desta mulher que se considera “de negócios”, manifestada em seus discursos.
Introdução:
A inserção de profissionais do gênero feminino nas mais diversas áreas do mercado de trabalho tem provocado mudanças quese estendem da esfera pessoal e profissional à própria sociedade. Embora não se trate de um fenômeno recente, o “empreendedorismo feminino” , termo genérico que vem sendo utilizado para designar a iniciativa de mulheres em abrir um negócio próprio ou a trabalhar de forma autônoma, desponta como mais do que uma alternativa à complementação da renda familiar. No Brasil, hoje, estima-se que asmulheres sejam a “chefe da casa” em um terço dos lares.
Relações de Gênero em Organizações Familiares :
No caso específico da mulher que trabalha na empresa familiar, ter e trabalhar no próprio negócio pode representar uma forma de a família compartilhar tempo junto. Os filhos, por exemplo, crescem enquanto são atendidos no próprio recinto da organização além da própria residência. Dessa forma, aautora vê nos incentivos e subsídios à criação de pequenas empresas ‘’uma ajuda à família e à permanência da mulher no lar ’’.
Representações Sociais :
As representações sociais podem ser entendidas como conhecimentos construídos e compartilhados por grupos sociais e que contribuem na construção das realidades destes . Assim, as representações sociais do feminino atuam como modelos queinfluenciam e regram as vivências das mulheres, apresentando repertórios do que é percebido como adequado ou não em cada contexto. Analisar as representações sociais do feminino construídas em empresas familiares permite pensar sobre as possibilidades de construções sociais que atualmente se apresentam e balizam comportamentos e modos de vida destas mulheres.
Discurso de algumas das mulheresComo forma de realizar comparações e buscar compreender as diversas feminilidades representadas pelas mulheres que contaram suas histórias, foram utilizados elementos da técnica de Análise de Discurso .
“Intermediadora de felicidade. Cheguei de Tamarana aos 9 anos de idade – sou pé vermelho pra lá de roxo – para estudar na cidade grande. Um dia minha mãe profetizou sobre a minha vida: “Filhaminha não vai ficar debaixo do sol que fiquei a vida toda, e nem ter as mãos calejadas e grossas de puxar enxadas como são as minhas”. Na época não entendi muito bem o que ela dizia, mas de alguma forma via nessas palavras a responsabilidade de corresponder à expectativa.( Trecho 1 RM) Hoje atua como Corretora de Imóveis
Ser positiva, o segredo do meu sucesso. Nasci em Tamarana e vivi lá toda minhainfância. Sou filha de bóia-fria, minha mãe trabalhou muitos anos na roça para poder criar cinco filhos. Meu pai nunca trabalhou e perdeu todo dinheiro que tinha em jogatina e amantes. Ele era uma pessoa muito agressiva e batia muito na minha mãe e eu sempre procurava separar os dois. Assim, desde pequena fui muito corajosa.” (Trecho 2 SAB) Hoje atua como Proprietária de varejos bijuterias
“Efoi por enfrentar uma revolução em minha vida, como a de muitas mulheres que tiveram situações parecidas, que fiquei fortalecida para continuar a evoluir. Encontrei soluções a partir de um mesmo ingrediente: “a vontade de vencer”!” (Trecho 3, MAJ) Hoje atua como Proprietária de Empresa agropecuária
Considerações Finais :
A Análise de Discurso realizada anteriormente buscou identificar nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulher de Negócios
  • Uma mulher é uma mulher
  • Mulheres
  • mulher
  • Mulheres
  • A mulher que é mulher
  • mulher
  • Mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!