mulher

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 21 de março de 2014
Introdução
Na segunda metade da década de 90 um sistema de informação passou a ser bastante utilizado nas empresas brasileiras: o Enterprise Resource Planning (ERPs), ou Sistemas de Gestão Empresarial (também conhecidos como Sistemas Integrados
de Gestão). Atualmente, com a necessidade crescente de as empresas obterem dados confiáveis para tomada de decisão, da maneira mais rápida possível,esses sistemas aparecem como a solução mais eficiente. ERPs são sistemas de informação integrados adquiridos na forma de pacotes comerciais de software, com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa industrial (suprimentos, manufatura, manutenção, administração financeira, contabilidade, recursos humanos etc). Na maioria das empresas, não foi possível comprovar osretornos efetivos da implementação desses sistemas. Mesmo assim, as empresas que os implementaram experimentaram inúmeras transformações e objetivaram benefícios decorrentes da integração de seus processos. Finalmente, após a implementação, os sistemas ERP tornaram-se, em muitas empresas, a base sobre a qual outras iniciativas foram ou estão sendo desenvolvidas, tais como o Costumer RelationshipManagement (CRM), o Supply Chain Management (SCM) e os sistemas de apoio a decisão Business Intelligence (BI). O principal benefício dos sistemas ERPs é a integração da empresa, mas esses sistemas vão além, apresentando diversas outras vantagens.

Histórico dos Sistemas ERP

De acordo com Cardoso e Souza (2001), os sistemas ERP surgiram a partir de uma evolução dos sistemas MRP II (ManufacturingResources Planning, ou Planejamento dos Recursos de Manufatura), justamente quando passaram a englobar outros aspectos da organização, além daqueles inerentes ao processo produtivo. A partir daí, foram sendo agregados novos módulos e o sistema passou a atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou a merecer, então, adenominação de MRP II (Manufacturing Resource Planning), passando a significar sistema de planejamento de recursos de manufatura. Entretanto, outros módulos continuaram a ser agregados pelos fornecedores de sistemas, até que esses passaram a considerar suas soluções integradas serem suficientemente capazes de suportar as necessidades de informação para toda a empresa, passando a ser denominadossistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou, Planejamento de Recursos do Empreendimento).

Principais fornecedores existentes no Mercado

Os principais ERPs desenvolvidos fora do Brasil são: SAP, BAAN, ORACLE, PEOPLESOFT, J.D.EDWARDS, sendo que:

SAP AG - empresa de origem alemã e introduziu o sistema R/3 em 1993, sendo o primeiro ERP a chegar ao mercado. Atualmente é líder de vendas nomercado mundial.

BAAN - empresa de origem holandesa e comercializa o sistema BAAN IV, sucessor do Triton. O sistema oferece o software que permite aos usuários não- técnicos definirem os processos, passando o software a configurar, automaticamente, o sistema, de acordo com os requisitos definidos. Em julho de 2003, por ser considerada uma operação “não-essencial” para a norte-americanaInvensys, que havia adquirido a companhia em agosto de 2000, a Baan teve sua operação vendida para um grupo denominado SSA Global.

ORACLE - passou de uma empresa que desenvolvia “databases” para uma empresa que desenvolve ERP, a partir de 1994. Em 2005, adquiriu a PeopleSoft por, aproximadamente, US$ 10,3 bilhões, a Siebel e a JD Edwards, deixando claro seu interesse em montar um portfolio desoluções, unidas sob o rótulo “Fusion”.

No mercado nacional, segundo o Next Generation Center (2010), os principais ERPs desenvolvidos são: MICROSIGA (TOTVS), EMS-DATASUL, SISCORP, a saber:

MICROSIGA - empresa que tem desenvolvido sistemas de controle de gestão desde 1983, apresentando o SIGA Advanced, sistema de gestão integrado, com módulos que cobrem, praticamente, todas as operações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mulheres
  • Mulheres
  • A mulher que é mulher
  • mulher
  • Mulher
  • Mulheres
  • Mulheres
  • Mulheres

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!