Mulher, trabalho e família: uma análise sobre a dupla jornada feminina e seus refl exos no âmbito familiar*

336 palavras 2 páginas
Os processos de planejamento na construção das políticas sociais brasileira iniciaram a partir do capitalismo, onde a política social surgiu construída por meio das mobilizações das classes operárias decorrentes das revoluções industriais no século XIX. Ocorreu a necessidade de se adaptar e criar novas diretrizes baseada no direito de garantir o bem estar das pessoas menos favorecidas, priorizado crianças, jovens e idosos, apoiando aos mesmos e garantindo a eles uma vida digna de acordo com a lei do código civil brasileiro.
A partir daí foi necessário que o serviço social desenvolvesse ações relativas ao planejamento estratégico ante a nova gestão dos serviços. Esse projeto profissional vincula-se a um projeto societário e propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero. Não se podem desvincular esses valores da história do serviço social, assim como das influências que foram construídas historicamente. Assim compreende-se que a intervenção do Estado é uma necessidade no estabelecimento de uma sociedade justa e igualitária.
Uma das principais questões que se pretende responder é como a transformação recente na economia e no mercado de trabalho se manifestam nos arranjos familiares de inserção. Destacam-se as resposta do mercado do trabalho aos momentos de recessão e expansão, bem como ao ajuste das empresas aos requisitos das novas formas de gestão e produção. Algumas tendências do mercado de trabalho já se faziam presentes na década de 80. Nesta década aumenta o nível de desemprego, cresce a informalização do trabalho, ou seja, torna-se tendencialmente pequena o número dos ocupados que inserem no mercado através do emprego regular e regulamentado, e ocorre a redução do assalariamento e também do emprego industrial. As políticas públicas passam a serem discutidas em espaços transnacionais, e os acordos são impostos modificando e influenciando na execução e definição das políticas nacionais, o desenvolvimento do

Relacionados

  • filosofia empresarial
    56908 palavras | 228 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas