MULHER NA IDADE MÉDIA

Páginas: 6 (1418 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
A MULHER NA IDADE MÉDIA


Resumo
Na a sociedade medieval, a mulher tinha seu papel; gerar a vida, e isso era algo fantástico para os homens. Retratava uma figura divina , Com o passar do tempo, porém, a figura do homem começou a se rebelar , até o momento em que ele se proclama ser superior em relação à mulher. Dando lugar ao preconceito , ao mistério ao medo. No período denominado IdadeMédia Isto torna-se bastante evidente , essa época foi marcada pelo fortalecimento e propagação da fé cristã pelo Império Romano, dando à Igreja Católica um poder de converter e exercer influência n a vida e a mentalidade das pessoas, principalmente os simples camponeses, grandes massas de pessoas vivia aprisionado na fé, que viviam temendo o inferno como verdade incontestável. A vida dasmulheres medievais não era fácil. Onde sua única opções: casavam, ou conventos. Porém seguir na fé religiosa era designado para quem tinha poder aquisitivo , para pagar umataxa bastante cara para se tornar uma freira. A maioria porém, estava destinada ao casamento e a uma vida submissa ao marido. As meninas eram educadas somente para este fim: serem boas esposas.
Palavras – chave: CondiçõesSociais , Mulheres, Idade Média

1. INTRODUÇÃO

A mulher era considerada um mero instrumento, onde seus sentimentos não poderiam ser traduzidos nem sentindo , esforçando para manter sua dignidade no meio de uma sociedade que em sua maioria era formada pelo pensamento do sexo oposto. ( homem).Durante toda a idade média a propagação do cristianismo era fundada no medo , intolerância e fé,Istotorna-se bastante evidente onde as mulheres eram principais vítimas. A ideia de mulher frágil era concebida na realidade e opinião machista , mas de contra partida traçava medo da sua capacidade e ao mesmo tempo repudiava seus desejos por elas, onde Eva era a tradução de representação. Mais a história demostra a importância das mulheres na sociedade e seu papel nesse período.



2. CONDIÇÃOSOCIAL
Na civilização , por exemplo, prevaleceu a ideia de uma suposta” inferioridade natural “ das mulheres Elas foram excluídas das funções públicas , políticas e administrativa .
" Suas relações limitavam-se a domus (casa), que era sempre governada por um homem – o pai, o marido ou o sogro. As romanas tinham sua autonomia pessoal limitada pelos interesses familiares ". (MACEDO, pág 14)
Taislimitações não eram incomuns com relação a outros povos , mas houve exceções . Entre os eslavos , por exemplo, até pelo menos o século x as mulheres conheceram



























melhor situação. Ao que tudo indica, que quando solteiras gozavam de certa independência ao poder paterno.
Casadas, dividiam com o marido a responsabilidade da relação conjugal. Essescostumes persistiram até depois do séc. x , o estatuto jurídico das eslavas passou também a sofrer restrições.
Na Europa Ocidental, apenas entre os celtas – povos habitantes da antiga Gália, nos território dos atuais países da França , Bélgica e Holanda- elas gozaram de considerável independência . do ponto de vista jurídico , havia equiparação entre dois sexo , uma relação mais equilibrada e, emalguns casos, algumas vantagens para o sexo feminino. Solteira tinha liberdade de escolha, o homem não ter considerado um se superior na relação.
Quanto aos povos germânicos elas acompanhavam seus homens em todas as atividades associando- se a eles ao perigo e nos trabalhos, na paz e na guerra viviam protegidos pela virtude; não eram corrompida nem seduzida por espetáculo e festa. Algumaschegavam a ser veneradas como ser divino na prática do sortilégio. Depois de casada perdiam o direito a herdar os bens paternos.

A composição da família na Idade Média era bastante diferente da família que se conhece hoje, o grau de parentesco era mais amplo. Os amigos carnais, parentes de sangue integravam-se à família, formando verdadeiros clãs.
Entre os séculos X e XI houve uma transformação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A situação da mulher na idade média
  • A Mulher na Idade Media
  • A situação da mulher na idade média
  • Mulheres na Idade Media
  • Mulher na Idade Média
  • A mulher na idade Media
  • Mulheres na Idade Média
  • O papel da mulher na idade média

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!