MULHER CORPO E ALMA

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA






REVISÃO DE LITERATURA DO ARTIGO "MULHERES DE CORPO E ALMA:
ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS DA MEIA-IDADE FEMININA"












Belo Horizonte
2014

INTRODUÇÃO

Embora o tema meia-idade feminina não seja um assunto de fácil aceitação, na maioria dos casos, pois, algumas vezes, as próprias mulheres,os jovens e os homens de meia-idade apresentam reações e expressões negativas sobre a questão, por outro lado, as pessoas envolvidas na rede de relações sociais desse grupo, particularmente, demonstram interesse em relatar a opinião delas sobre isso. Ou seja, os filhos e filhas, os amigos e amigas, além do marido, parecem perceber que ocorrem mudanças significativas para as mulheres que seencontram nessa etapa do processo de desenvolvimento.
As mulheres de meia-idade, aparentemente, não demonstram muito conforto para falar nos contextos sociais sobre as nuances que percorrem sua vida enquanto envelhecem. Apesar disso, sabemos que tal momento precisa ser compreendido por todos que estão ao seu redor, inclusive pela própria mulher, uma vez que, a partir da subordinação delas aos fatoresbiopsicossociais, essa etapa passa a ser vivida de uma forma mais conflituosa.
Por isso, a compreensão sobre essa multiplicidade de aspectos influentes se faz necessária, sejam os biológicos, como os ligados as mudanças hormonais resultantes do período de menopausa, mas também aqueles relacionados a mulher como sujeita, que é capaz de se posicionar como protagonista nos papéis sociais que,anteriormente, eram ocupados apenas pelos homens. Por exemplo, o papel de provedora financeira da vida familiar, atualmente, já é exercido pelas mulheres em várias culturas.








A MULHER COMO PROTAGONISTA

A mulher tem rompido, com o passar do tempo, a existência restrita ao espaço privado, aumentando consideravelmente sua ocupação no espaço público.
"Apenas entre 1996 e 1999, aproporção de chefes mulheres em família de classe média com presença feminina passou de 9,56% para 12,08%" (2001 apud Pnad-IBGE, p. 39; MORI; COELHO,)
Além disso, de acordo com Diniz (1999), os estudos de gênero apontam que as atribuições feitas a um e a outro sexo são resultados da influência cultural, e não de processos biológicos e naturais. Os homens começaram a exercer funções que, alguns anosatrás, eram exercidas somente pelas mulheres, contribuindo, então, para diminuição da hierarquia entre os sexos.
Entretanto, a sociedade ainda está distante de alcançar uma igualdade de direitos entre os sexos. Isso pode ser visualizado por meio de estudos demográfico que demonstram a dificuldade de "nascer e ser mulher", visto que o preconceito contra elas, as mulheres, se manifesta de diferentesmaneiras ao redor do mundo. A violência específica e os infanticídios de meninas, como a excisão de partes da genitália, que é uma prática comum em alguns países do oriente médio e do continente africano são apenas alguns exemplos de agressões que elas sofrem por influência de uma cultura que, historicamente, foi constituída por valores injustos que colocam os homens como superiores.

Se antes opapel de passividade aprendido, o mandato de estar a serviço dos demais, com o desconhecimento dos próprios desejos, pôde levar a mulher mais velha a desempenhar fortemente o papel de avó, hoje o envelhecimento tem sido, para algumas mulheres, tempo de realização de sonhos e desejos postergados. Essas mulheres ocupam de si mesmas e saem do lugar de resignação que até então lhes era imposto.(Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004, 17(2), pág.178)

A questão sobre a temática da mulher madura suscita o viés fisiológico, onde, por exemplo, tem como característica fundamental a ausência da capacidade de procriar. E, ademais, o aspecto psicológico e social, que correspondem ao início de mudanças relevantes nos laços familiares, como o afastamento dos filhos, dos pais idosos, irmãos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpo e Alma
  • alma e o corpo
  • Corpo e alma
  • De corpo e alma
  • Corpo e alma
  • corpo alma
  • corpo e alma
  • Mulheres, seus corpos e seus pêlos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!