Mulher climatérica

Páginas: 6 (1436 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Devido ao aumento da expectativa de vida, o climatério passou a ser considerado um problema de saúde pública no Brasil. Apesar de não ser uma doença, o climatério tornou-se um momento difícil a ser enfrentado pelas mulheres por causa da sintomatologia decorrente do déficit hormonal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o climatério é definido como uma fase biológica da vida damulher que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo.
O período se inicia a partir dos 35 anos de idade e vai até os 65 anos, quando a mulher é considerada idosa. A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, somente reconhecido depois de passado 12 meses da sua ocorrência.
Naturalmente e inevitavelmente as alterações biológicas causam transtornos orgânicos,psicológicos e sociais. No início do climatério ocorrem desordens no ciclo menstrual denominados de pré-menopausa, caracterizados pelo começo do declínio do estrogênio e aumento gradual do FSH e LH.
Durante o climatério ocorre um conjunto de declínios fisiológicos do sistema endócrino que causam modificações no epitélio e na musculatura vaginal, diminuição gradual da função ovariana e maior rigidezna pele devido a alterações do colágeno. Cerca de 60 a 80% das mulheres apresentam sintomas oriundos desses declínios hormonais no organismo. As principais queixas corporais estão relacionadas com o ressecamento vaginal, urgência miccional devido à atrofia urogenital, agravamento da incontinência urinária, ondas de calor diurno e noturno (fogachos), sudorese, calafrio, palpitações, cefaleia,tonturas, fadiga e diminuição da resistência e calcificação dos ossos no corpo inteiro, atingindo de forma considerável 15% das mulheres.
A falta de estrogênio pode causar a diminuição da densidade óssea (Osteopenia). Em casos extremos, a Osteopenia pode desenvolver para a Osteoporose, aumentando a fragilidade dos ossos e trazendo um elevado risco de fraturas. A Osteoporose deve ser detectada na faseinicial, através da densitometria óssea, exame que deverá ser realizado periodicamente após a menopausa.
Junto com os sinais e sintomas, em nível corporal, a mulher climatérica apresenta alterações psíquicas como instabilidade e irritabilidade emocional, ansiedade, dificuldade de concentração, distúrbios do sono e redução da memória.
Decorrentes das mudanças orgânicas, o climatério podecomprometer a vida sexual e a qualidade de vida dessas mulheres, devido à diminuição da lubrificação genital associada com os desequilíbrios emocionais. As mulheres que vivenciam o climatério relacionam esse momento com o envelhecimento, sendo esse momento encarado como perda da capacidade reprodutiva, perda da juventude e da feminilidade. Durante esse período, as mulheres também podem apresentar muitosmedos relacionados com a morte ou morte do companheiro, solidão, a independência dos filhos e as limitações físicas.
As dificuldades de enfrentar o climatério ficam amparadas na história de vida de cada mulher, que de forma direta influenciam na capacidade de adaptação e aceitação das alterações orgânicas. Uma mulher que mantém sua vida equilibrada e obtêm êxito sexual, profissional e namaternidade terá mais possibilidades positivas de passar por esse período com mais tranquilidade.
Para auxiliar a mulher que vive esse período de climatério é importante a presença de uma equipe de saúde multidisciplinar para trabalhar principalmente de forma preventiva, em especial a fisioterapia, para não agravar os declínios e desequilíbrios comuns nessa fase.
A abordagem geral da mulher climatérica énecessária para gerar melhores resultados no enfrentamento dos declínios e modificações fisiológicas. Na visão clínica, em alguns casos, é indicada a terapia de reposição hormonal. A Alimentação deverá ter um acompanhamento nutricional e as terapias em grupos ou individuais ajudam na parte psicológica. Na parte física é necessária a participação de um fisioterapeuta atuando de forma preventiva...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Satisfação Sexual em mulheres climatéricas
  • Avaliação de mulheres climatéricas
  • Flutuações Climatéricas
  • Uma mulher é uma mulher
  • Mulheres
  • mulher
  • Mulheres
  • A mulher que é mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!